Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Comportamento

domingo

Encontro de umbandistas discute intolerância religiosa e busca desmistificar a umbanda

Foto: Reprodução

Encontro de umbandistas discute intolerância religiosa e busca desmistificar a umbanda
O terceiro encontro de Umbandistas de Cuiabá acontece no próximo domingo (15) e busca, com eventos culturais e interação, discutir o tema ‘intolerância religiosa’. A data foi escolhida por representar, também, os 107 anos da religião.

Leia mais:
Para discutir intolerância religiosa, seminário reúne especialistas e seguidores das religiões de matriz africana
Acender vela virtual e acompanhar velórios pela internet: a religião migra para o ciberespaço

Há um ano e seis meses na religião, Gabriel Ferreira Villanova, um dos organizadores do evento, afirma que é difícil criar um encontro, principalmente porque existem muitas pessoas que são da religião, mas não tem coragem de se expor por causa do preconceito.

O primeiro encontro, organizado há três anos, veio depois da ideia de criar uma página no Facebook para reunir os seguidores da religião. Naquela vez, o número de presentes foi pequeno: “Ano passado já foi maior... teve apresentações de outras religiões também, mas foi um pouco conturbado porque foi no mesmo dia do Fora Dilma”, explica Gabriel.

Desta vez, eles esperam mais pessoas: “O evento é aberto ao público, e escolhemos um lugar central para mostrar, quebrar preconceitos e paradigmas”, afirma. Segundo o organizador, em 2014 havia no encontro uma tenda que explicava sobre as oferendas: “pra orientar mesmo, até quem é da religião, explicar como funciona e que não é indicado colocar coisas que não se decompõe na natureza, pois a umbanda é uma religião muito ligada ao meio ambiente”.

Nesta terceira edição, haverá apresentações culturais de diversos grupos, e o espaço estará também aberto para quem quiser fazer suas manifestações. “A ideia é desmistificar a religião mesmo”, finaliza Gabriel.

Nos últimos meses, diversas manifestações de intolerância religiosa foram registradas, principalmente contra seguidores de religiões africanas. Uma das mais repercutidas foi o de uma garota de 11 anos, apedrejada ao sair de um culto de candomblé. 

Serviço

3º Encontro de Umbandistas de Cuiabá
Domingo (15), a partir das 13h
Local: Praça 8 de Abril (Praça do Choppão)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet