Olhar Conceito

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

dieta saudável

Endocrinologista lista alimentos que auxiliam no bom humor; Confira

Foto: Reprodução/ Ilustração

Endocrinologista lista alimentos que auxiliam no bom humor; Confira
Que a alimentação influencia na nossa aparência, humor, produtividade e saúde muitos já sabem. No entanto, certos alimentos podem contribuir para a diminuição do estresse, no que ficou conhecida como “dieta do bom humor”. A endocrinologista do Laboratório Cedic Cedilab, Myrna Campagnoli, explica que esta dieta estimula alguns neurotransmissores, responsáveis pela sensação de prazer, bem-estar e euforia, como a serotonina e a dopamina.

Leia mais: Festival de Gastronomia promete cardápio típico de feira reinventado por chefs gourmet
 
Segundo ela, mesmo que estes alimentos promovem boa sensação no organismo, eles devem ser ingeridos de maneira equilibrada. “O ideal é manter a dieta sempre variada e saudável, incluindo alimentos que proporcionam bem-estar em todas as refeições. O estímulo à produção de neurotransmissores está ligado ao consumo do alimento”, aconselha a Dra. Myrna.
 
Campagnoli explica que é importante ressaltar que a quantidade de consumo não precisa ser grande e que, geralmente, o efeito não é acumulativo. “Comer uma barra de chocolate inteira ou uma penca de bananas, por exemplo, não proporcionará uma sensação maior de prazer. Muitas vezes, inclusive, acontece o oposto”, alerta.
 
Entre os alimentos que ajudam a melhorar o humor estão: chocolate, banana, aveia, espinafre, ovos, pimenta, leite, laranja, castanha e arroz integral.
 
Bons sonhos
 
Além de melhorar o humor, a alimentação também pode ajudar a acalmar e melhorar o sono. “Existem vários alimentos que auxiliam na busca de tranquilidade. O leite, por exemplo, é rico em triptofano, cálcio e fósforo. Isso auxilia na produção de neurotransmissores do bem-estar. O leite também pode incrementar a produção de substâncias envolvidas na qualidade do sono, ajudando a dormir melhor e reduzindo o estresse”, explica.
 
Em contrapartida, uma alimentação errada, segundo a médica, pode causar mau humor, mal-estar e insônia. “A alimentação errada, o excessos de gordura, açúcar e sal, e o abuso de álcool são fatores que certamente pioram a qualidade de vida e causam mal estar. Eu somaria a vida sedentária neste mesmo tópico. O corpo necessita se movimentar e do consumo de vitaminas, minerais, fibras, aminoácidos e carboidratos para manter um bom funcionamento e a sensação de bem-estar. Na ausência destes fatores, a sensação de prazer também estará diminuída”, finaliza.
 
Entre os alimentos que ajudam a acalmar e a melhorar o sono estão: leite, alface, maracujá, camomila, marcela, mel, semente de abóbora, gergelim, queijo, couve e macarrão.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet