Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Literatura

site de contos

Escritor cuiabano lança site de Drops Literários; Entenda a proposta

Foto: Reprodução/ Da Assessoria

Escritor cuiabano lança site de Drops Literários; Entenda a proposta
Um minuto ou quase isso. A proposta do escritor Santiago Santos é essa: fisgar o leitor nas primeiras linhas e acabar antes que perceba que está lendo. O projeto Flash Fiction, nascido no Facebook em abril de 2013, ganha casa própria (www.flashfiction.com.br) para hospedar os minicontos que sairão do forno e as mais de 200 histórias já publicadas.

Leia mais: Mesmo com o frio, cuiabania lota os salões da AML para homenagear Rubens de Mendonça

Explorações do bizarro, recortes do cotidiano, diálogos, excertos de livros imaginários, monstros, detetives e bulas de remédio. Tudo vira literatura. Com uma única imposição: a brevidade. Acostumado a produzir histórias longas, Santiago diz que apostou no novo formato porque buscava um público específico: os leitores atrás das telas de computadores e celulares e tablets. “A internet é marcada pelo instantâneo. Pelo passar de olhos. Pelo fugaz. O Facebook principalmente. Minha ideia era produzir textos que tivessem uma abertura atraente e acabassem logo, e se encaixassem no perfil desse apressado leitor potencial que povoa a rede”.

Santiago conquistou um público cativo enquanto habitava seu universo particular de histórias. A produção é marcada pela variedade de temas e pluralidade de gêneros. “Quis apostar nisso mesmo, uma produção amorfa. Um dia publico uma investigação policial, no outro um pequeno drama familiar, no seguinte as aventuras de um chinelo de dedo, no próximo o relato de um acrobata manco injustiçado pelos companheiros de profissão. Pra refrescar, pra brincar, pra arejar a cabeça e surpreender os leitores.”

“Flash Fiction” nada mais é que o termo corrente em inglês para o gênero dos minicontos, histórias executadas entre trezentas e mil palavras. Muito antes da internet vários escritores já se arriscavam nessa seara; destacam-se Júlio Cortázar em seu livro Histórias de Cronópios e de Famas e as obras do brasileiro Dalton Trevisan. Diferente do conto, que possibilita maiores desdobramentos, o miniconto desafia o leitor a preencher os espaços, a sugerir e evocar ao invés de escancarar.

Antes de se arriscar nas narrativas breves Santiago publicou em Cuiabá, em 2009, uma revista impressa de contos ilustrados que durou 10 edições, a Contos Extraordinários, e também manteve uma história seriada de ficção científica no blog Circuitos e Cinzas. Em paralelo ao site o autor continua escrevendo contos e também um romance de estreia. O Flash Fiction, um pretenso “experimento radioativo”, traz novas histórias toda terça e quinta. É possível assinar as atualizações pelo próprio site e acompanhar pelo Facebook e pelo Twitter.

Serviço

Site – www.flashfiction.com.br

Facebook – www.facebook.com/flashfictionbr

Twitter – www.twitter.com/flashfictionbr
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet