Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Literatura

Escritor turco Yasar Kemal morre aos 92 anos

O escritor turco Yasar Kemal, considerado o máximo expoente da literatura da Turquia, morreu neste sábado (28) aos 92 anos após passar algum tempo internado.

O escritor, nascido em 1923 na província de Osmaniye, no sul da Turquia, sob o nome de Kemal Sadik Gökçeli, foi desde meados do século XX o romancista mais popular da Turquia, e suas obras foram traduzidas para 40 idiomas.

O autor de "Memed meu Falcão" tinha sido internado em 14 de janeiro com problemas respiratórios e arritmia cardíaca, e desde então permaneceu hospitalizado em Istambul.


O médico Mehmet Akif Karan declarou ao jornal "Hürriyet" que o escritor, sob tratamento intensivo por uma infecção pulmonar, morreu em decorrência de falência múltipla dos órgãos.

Em 1955 Yasar Kemal alcançou fama nacional com o romance épico "Ince Memed" ('Memed meu Falcão' no Brasil), que narra a luta de um jovem camponês contra as autoridades.

A figura do bandido justiceiro pode ter sido inspirada por familiares próximos de Kemal, que foi criado em uma família pobre e que fez vários bicos na adolescência antes de estudar em Ancara.

A mistura de elementos folclóricos e lendas populares, com uma visão de crítica social próxima à luta de classes, tornou as obras de Kemal extremamente populares na Turquia.

Além disso, ele é reconhecido por ter levado para a literatura o turco falado nas classes populares, inaugurando assim uma nova fase na literatura turca, herdeira de obras com rebuscado estilo na norma culta do idioma otomano.

Máximo expoente da literatura turca, a língua materna de Yasar Kemal era o curdo: seus pais emigraram de Van, no leste do país, para assentar-se na Cilícia mediterrânea, uma paisagem que o escritor retratou magistralmente.

Yasar Kemal recebeu vários prêmios internacionais e foi considerado na Turquia um eterno candidato ao prêmio Nobel.
Além de romancista, Kemal foi um intelectual comprometido com ideias da esquerda turca e chegou a ser condenado a 20 meses de prisão nos anos 90 por 'defender o separatismo', pena depois suspensa.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, ligou hoje para a viúva de Kemal, Ayse Semiha Baban, para oferecer suas condolências.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet