Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Artes Cênicas

neste final de semana

Espetáculo 'Joelma' conta a trajetória de uma das primeiras transexuais do Brasil a buscar readequação de gênero

Foto: Reprodução / Da Assessoria

Espetáculo 'Joelma' conta a trajetória de uma das primeiras transexuais do Brasil a buscar readequação de gênero
O drama de ter nascido no corpo ‘errado’ e a luta para adequá-lo à mente é o tema principal do espetáculo “Joelma”, que chega a Cuiabá nesta sexta-feira (30) e fica até domingo (1). Para além disso, um suspense policial e uma discussão acerca de religião permeiam a história da personagem principal, uma das primeiras transexuais da Bahia e do Brasil que lutou para se afirmar frente ao preconceito.

Leia mais:

Mostra internacional de animação traz curtas infantis e adultos ao Sesc nesta quarta
Encontro de dança começa nesta terça e promove intercâmbio cultural

A peça é do Grupo Território Sirius Teatro, da Bahia, e surgiu a partir do premiado curta-metragem homônimo. O autor e diretor Edson Bastos divide a direção e adaptação da trama com o performer, diretor, ator e autor Fabio Vidal.

No monólogo, Joelma conta seus trinta anos em que viveu no sul do país, mudou seu corpo e realizou a cirurgia de redesignação sexual. Por fim, retorna para Ipiau (BA), sua cidade natal. Aos setenta anos de idade, ela vive em uma casa que é um misto de centro espiritualista e igreja.

"É gratificante ter a oportunidade de aproximar o público cuiabano, da experiência de vida dessa pessoa, e por conta dessa intimidade gerar uma nova ótica sobre as questões de gênero no intuito de dissolver preconceitos e estimular afetos", afirma o ator Vidal.



O projeto tem apoio da Funarte (Fundação Nacional das Artes) e, além das apresentações, também prevê a realização de workshop de teatro e produção audiovisual, além de bate-papo com o público.

Também acontece, na próxima quinta (29), uma performance pública às 16 horas, na Praça Ipiranga. Em “Joelma Circula”, a personagem faz um passeio de bicicleta, convidando o público para assistir o espetáculo.

O espetáculo é gratuito, e os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência. A classificação indicativa é de 14 anos.

Outras ações

Além das apresentações e da performance, o grupo de teatro também trará a Cuiabá ações educacionais voltadas a escolas de ensino médio e workshops. Em toda a programação haverá tradução em libras e legenda em português.

No sábado (31), haverá oficina gratuita de Teatro Físico, das 08 às 12h e Técnicas de Produção Audiovisual, no domingo, das 14 às 18h, no Sesc Arsenal. São 20 vagas para cada workshop e a inscrição deve ser feita no local.

Serviço

Performance Joelma Circula no dia 29/10 (quinta feira) no Centro de Cuiabá – Praça Ipiranga – 16h - Gratuito

Apresentação do espetáculo

30/10 – às 14h (para escolas e universidades) e às 20h, no Teatro do Sesc Arsenal, aberto ao público
31/10 – Teatro do Sesc Arsenal, às 20h
01/11 – Teatro do Sesc Arsenal, às 20h

Workshops


Teatro Físico – dia 31/10 (sábado) – 08h às 12h – Gratuito – SESC Arsenal
Técnicas de Produção Audiovisual - dia 01/11(domingo) – 14 às 18h – Gratuito – SESC Arsenal / São 20 vagas para cada workshop e deve fazer inscrição no SESC Arsenal.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet