Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Música

nesta quinta-feira

Espetáculo em homenagem ao Dia da Consciência Negra será transmitido pela TV Brasil

Foto: Reprodução/ Ilustração

Sandra de Sá apresentará o show

Sandra de Sá apresentará o show

Músicos reúnem-se na tradicional casa de shows Circo Voador do Rio de Janeiro para comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra. O espetáculo será transmitido pela TV Brasil/ TVU, canal 2 e será conduzido pela cantora Sandra de Sá com vários convidados ilustres. A cantora lembra sucessos como “BR3”, “Que Beleza”, “Sossego” e “Olhos Coloridos” acompanhada por artistas consagrados do porte de Hyldon e Tony Tornado, além de talentos da nova geração como Ellen Oléria e B Negão.

Leia mais: Dia da Consciência Negra: Entenda o porquê do dia 20 de novembro

Para homenagear Zumbi dos Palmares, representante da resistência e da luta contra o preconceito racial, o show apresenta repertório cheio de suingue, passando por diversos ritmos como o soul, o funk, o samba-rock e o charme. O programa especial mostra a música como importante veículo de valorização da herança afro-brasileira no país.

De acordo com a assessoria, o especial Música Negra Brasileira resgata o universo dos bailes black dos anos 1970. Naquela década, artistas como Jorge Ben, Tim Maia, Gilberto Gil e Wilson Simonal cantavam o orgulho de ser negro. A temática e o estilo musical traziam elementos do movimento Black Power americano, assim como de gêneros musicais como o soul, o funk e o reggae.

Anfitriã do espetáculo, Sandra de Sá reflete sobre o racismo e as mudanças na sociedade brasileira em relação ao tema. “Atualmente o brasileiro está ficando mais consciente da sua importância. Está saindo do folclore e aprofundando na cultura”, analisa a cantora que ainda comenta influência africana na cultura nacional.

Ícone da MPB, o cantor, compositor e guitarrista baiano Hyldon exalta a importância de Tim Maia na cena musical brasileira e o seu grito de 'muitas Áfricas'. “Inesquecível a maneira de ser e a forma de impor sua marca no trabalho. O grito do Tim reúne muitas Áfricas, muito sofrimento O Tim Maia está presente até hoje através de sua música. É muito adorado”, opina Hyldon que também narra um episódio vivido com Wilson Simonal, um dos compositores homenageados no show, junto com Tim Maia, Jorge Ben Jor, Cassiano e Gilberto Gil.

Com 84 anos, o ator e cantor Tony Tornado era um dos mais emocionados durante o espetáculo. O artista ressaltou a importância do tema para a conscientização social. “A história da população negra é muito bonita, de vitória. Eu acredito no aprendizado. Os jovens devem conhecer essa trajetória. Eu me prontifiquei a participar desse movimento para que os jovens tenham esse conhecimento”, destaca o artista.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet