Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

arte como protesto

Estranhou? Você foi manipulado pela indústria da beleza; Veja fotos

Foto: Reprodução

Estranhou? Você foi manipulado pela indústria da beleza;  Veja fotos
A nossa sociedade ainda é cheia de padrões duvidosos no que se diz respeito à questão dos gêneros e seus direitos. O fotógrafo que vive em Londres, Ben Hopper, decidiu questionar um desses padrões criando uma série fotográfica simples, porém cheia de significado, na qual mulheres exibem axilas sem depilar.

Em “Natural Beauty”, o fotógrafo pediu que modelos e atrizes deixassem os pelos da axila crescer, e assim fotografou-as exibindo seus corpos, ao exercerem o mesmo direito que os homens. O preconceito se nota quando sentimos um estranhamento ao ver as fotos – na primeira vista, pode parecer algo estranho ou anti-higiênico, mas essa impressão não faz sentindo quando pensamos que os homens nunca tiveram que se preocupar com depilação de certas partes do corpo, e nem por isso foram vistos com estranheza. E pelos podem ser tudo, menos anti-higiênicos.

Nas palavras do fotógrafo: “Por quase um século temos sofrido uma lavagem cerebral feita pela indústria da beleza, que encoraja a remoção dos pelos. Criando um contraste entre a beleza feminina fashion, e a exposição de axilas com pelos, podemos fomentar uma discussão sobre o tema.”

Pelos nas axilas feminias eram considerados normais até meados de 1910, quando as mulheres apareciam normalmente em fotos sem depilação. Até que foram surgindo linhas de produtos de higiene feminina que passaram a divulgar a ideia de que pelos debaixo do braço são feios e anti-higiênicos, incentivando sua remoção.

Confira as fotos:
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet