Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Música

a magia da música

Estreia do 1º videoclipe do grupo Monofoliar; Mundo Som já está na rede

Foto: Reprodução

Estela Ceregatti

Estela Ceregatti

“Na mordida da maçã, no atrito com as pedras, nas voltas das florestas”, e é assim que “o mundo fez-se som”. E é assim o primeiro videoclipe do grupo Monofoliar, da música “Mundo Som”. E aqui o mundo fez som, vida, alma e música. Um coração que canta. É o que ouvimos na canção escrita por Estela Ceregatti, acompanhada de Jhon Stuart e Juliane Grisólia. O Olhar Conceito disponibiliza ao fim da matéria, esta experiência mágica de sons e imagens.

Leia também: Memes brasileiros do cartaz do filme Ninfomaníaca de Lars Von Trier invadem redes sociais

Dirigido por Rosano Mauro Jr, que junto com Jade Rainho foram também os cinegrafistas das imagens ambientadas em Chapada dos Guimarães. A proposta era trazer a aura ambiental e natural do som do grupo Monofoliar para retratar a essência da música através da música Mundo Som.

“No peso do solado, na sola do sapato, no triste arpejo de uma rã, o vento agitado, as folhas quando esbarram, o crespo arranhar das unhas do gato. Nos sinos das igrejas, em grossas correntezas, no marcado do pilão, o rasgar do mato, na marcha do soldado e nas rugas que se espalham e racham e racham”, canta Estela Ceregatti no videoclipe.

O grupo desenvolve a música conhecida como “worldmusic”, que reflete a constante pesquisa e estudo de várias culturas. É uma mistura de sons que retrata bastante o Brasil nas letras e ritmos – assim como alguns instrumentos peculiares da cultura brasileira -, mas que é combinado com outras sonoridades e particularidades do mundo inteiro e do universo interior dos músicos.



Todas essas percepções do que está vivo ao redor e produz som e toda e qualquer influência são incorporadas na linguagem do próprio grupo, o que dá a ele uma forte identidade musical.

“Nos encontros musicais, percebíamos muitas confluências entre o que ambos concebíamos como arte, tanto musical e espiritual quanto visualmente”, resume Ceregatti. “E muitas minúcias comuns foram percebidas a partir do início das composições e ensaios”, completa Jhon. Entre elas, as influências de Hermeto Pascoal, da música de concerto, da música étnica, entre outras, pra ficar só nas mais evidentes.

Então, para conferir esta experiência totalmente orgânica, confira na íntegra o clipe do grupo Monofoliar.

E sim Estela, “o mundo fez-se som” graças ao Monofoliar.


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet