Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

veja fotos

Estudante da UNIC vence concurso de gastronomia com receita de hamburguer suíno

Foto: Reprodução

Estudante da UNIC vence concurso de gastronomia com receita de hamburguer suíno
O estudante Waldemar Untar de Oliveira, da Universidade de Cuiabá, foi o vencedor da 4ª gincana gastronômica da Acrismat na última segunda-feira (20), que buscava as melhores receitas que tinham como ingrediente principal a carne suína. Seu prato escolhido foi um hambúrguer suíno:“Eu pensei em preparar um hambúrguer com um blend de queijos, um mais nobre que é o grana padana e um mais tradicional, a mussarela. Acrescentei o abacaxi caramelizado e cogumelo eryngui, que combinam muito bem com a carne suína e ficou um mix muito bacana,” explicou o estudante.

Leia mais:
Concurso de gastronomia premiará melhores receitas de carne de porco com viagem ao ES e visita técnica a Ilha do Boi
Hamburgueria e churreria aposta em diversidade de bebidas e boa localização em Cuiabá

O segundo lugar ficou com o estudante do Senac Alin Emil Pospecu Oncea. Seu prato foi um joelho suíno com risoto de Jámon, prato típico da Espanha com um toque brasileiro. A terceira colocada, Letícia Cunha e Silva, também estuda gastronomia no Senac e se inspirou na culinária mexicana para preparar o Chilli Beans à brasileira.

“Esse é um prato tradicional no México que encontrei a oportunidade de modificar a receita. Troquei a carne bovina pelo patinho suíno picado e dei um toque mais brasileiro com a pimenta malagueta, a pimenta jalapeno, feijão fradinho e pimentão para dar mais cores e sabor,” destacou Letícia.

O concurso busca aumentar o consumo de carne suína no Estado e foi realizado pela Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso Acrismat), pela quarta vez. O presidente da Associação, Raulino Machado, destacou a importância do evento na divulgação da carne suína em todo o Estado. “Essa parceria com o Senac/MT já trouxe resultados muito positivos para a suinocultura. O
evento é uma excelente ferramenta de divulgação dos cortes de suínos por que reúne competidores que desenvolvem receitas alinhadas com a cultura gastronômica regional e são avaliados por uma comissão julgadora exigente,” destacou o presidente.

Já para a diretora de Educação Profissional do Senac/MT, Márcia Vecchi, o evento proporcionou a abertura de novas oportunidades para aumentar o consumo da carne, junto aos donos de restaurantes, bares e alunos de gastronomia. “Essa parceria tem trazido uma visibilidade importante para o nosso trabalho, no segmento da gastronomia. Nós já levamos algumas atividades em parceria com a Acrismat para a unidade do Senac de Sorriso, além de parcerias com a Prefeitura de Cuiabá e o Governo do Estado, que tem como objetivo oferecer cursos para as agentes de nutrição e incluir a carne suína na merenda escolar,” disse Márcia Vecchi.

Premiação


Os participantes e jurados receberam uma medalha de participação e os três primeiros colocados foram premiados com uma peça artesanal customizada. O 1º lugar ganhou uma viagem de dois dias para o Hotel-Escola Ilha do Boi, no Espírito Santo; o 2º colocado fará uma visita técnica ao Frigorifico Nutribrás e ensinará a receita em uma oficina no Senac de Sorriso. A terceira colocada ganhou um livro da editora Senac, Chef Profissional: Instituto Americano de Culinária.


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet