Olhar Conceito

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Comportamento

exemplo para o estado

Estudante de Lucas do Rio Verde embarca para os EUA como Jovem Embaixador

Foto: Arquivo Pessoal

Estudante de Lucas do Rio Verde embarca para os EUA como Jovem Embaixador
Um mato-grossense de Lucas do Rio Verde embarca, na próxima sexta-feira (8), para um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos, onde vai conhecer a capital – Washington – e depois morar com uma família em Portland, Oregon, onde vai participar de atividades culturais, de responsabilidade social e de empreendedorismo e liderança. Djeison Rique foi eleito ‘Jovem Embaixador’ pela Embaixada dos Estados Unidos, e seu intercâmbio será todo patrocinado pelo programa.

Leia mais:
“Aulas Fantásticas” realiza cursos de significado de contos infantis e poesia com novo método
Campanha Natal para Todos arrecada cerca de 91 toneladas de alimentos para instituições sociais do Estado

Mas não foi fácil chegar até aqui. Na tarde de terça-feira (5), enquanto esperava o vôo para Brasília, onde começaria sua jornada, o jovem relembrou o que teve que fazer para conseguir este título. Os pré-requisitos estão no site da embaixada americana: Ter entre 15 e 18 anos (candidatos não poderão ter mais de 18 ou menos de 15 na data da viagem), ter boa fluência oral e escrita em inglês, ser aluno do ensino médio na rede pública, pertencer à camada sócio-econômica menos favorecida, ter excelente desempenho escolar, ter perfil de liderança, iniciativa e boa desenvoltura oral e estar engajado por pelo menos 1 ano em atividades de responsabilidade social/voluntariado.

Esta foi a quarta vez que o mato-grossense se inscreveu no programa, que conheceu por meio da diretoria de sua escola: “Na primeira vez eu só cheguei à final mas não consegui nada, na segunda vez eu cheguei a fazer uma imersão em Londrina, na terceira vez eu só cheguei até a final novamente, e desta vez eu fui nomeado embaixador e ganhei o intercâmbio”, conta Djeison.

Sua história de trabalhos sociais é antiga. Desde 2008, quando participou de uma conferência municipal de direitos humanos em sua cidade, aos dez anos de idade, ele já se destacou. Dali, foi para a capital mato-grossense, e depois para Brasília como representante do estado. Aos poucos, Djeison foi ganhando visibilidade até que em 2009 foi selecionado para o G38 e o G11 do Conanda, “Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente”.


Encontro do G38 (Foto: Arquivo Pessoal)

“O G38 é formado por um representante de cada estado mais o distrito federal e mais alguns representantes de diversidades como grupos LGBT, indígena e outros. O G11, por sua vez, une cinco representantes, um de cada região, e outros de grupos de diversidade”. O garoto, que acaba de fazer 18 anos, é o representante de Mato Grosso e do Centro Oeste, e tem como função organizar conferências de direitos humanos pelo país.

Por todo seu histórico, ele foi considerado um exemplo para sua cidade e estado pela embaixada e tornou-se um jovem embaixador. A partir de sexta, vai mergulhar em um novo universo, e seus objetivos são claros: “Quero voltar pra cá com uma noção diferente do que é trabalho voluntário, após conhecer como isso funciona nos Estados Unidos. Quem sabe eu não desenvolvo um projeto. Mas o principal é viver essa experiência”, comenta.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet