Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

próxima quarta

Estudantes recebem treinamento para mediar exposição de Irigaray e professores podem participar de formação

Foto: Reprodução / Da Assessoria

Estudantes recebem treinamento para mediar exposição de Irigaray e professores podem participar de formação
Quinze jovens receberam, nesta semana, treinamento diferenciado para mediar a exposição Irigaray Arte Cidade, que começa na próxima quarta-feira (27) no Palácio da Instrução, às 19h30.

Leia mais:
Palácio da Instrução recebe exposição em homenagem a Irigaray e com outros 7 artistas
Sarau de boas-vindas na UFMT tem apresentação circense e lendas indígenas

A iniciativa de formar estes jovens, que são em sua maioria estudantes, é a de receber o público de forma completa, fazendo com que a produção artística confirme seu caráter transformador. Assim, o mediador recebeu orientações obre o conjunto da obra de Clóvis Irigaray, fases artísticas, trajetória pessoal e ainda, conhecimentos acerca do patrimônio público, em especial sobre a história do Palácio da Instrução.

“A formação dos mediadores foi idealizada para que eles possam receber o público da melhor forma possível, além de ter informações sobre o espaço. A partir disso é possível também que o mediador possa traçar um roteiro de visitação personalizado”, afirma Ana Graciela da Fonseca, coordenadora das Ações Educativas. Segundo ela, o arquiteto Paulo Crispim e a coordenadora do Patrimônio Histórico e Cultural da SEC-MT, Fernanda Quixabeira orientaram os futuros mediadores.

De acordo com a assessoria da Secretaria de Estado de Cultura, o arquiteto e a coordenadora também participarão da formação de professores, que foi criada especialmente para essa exposição: “Durante os dias 25 e 26 as atividades estarão voltadas para os educadores. Temos a preocupação de não levar a escola, tão somente, para o museu, mas apostar na ampliação de público. Queremos estimular neste professor a iniciativa de apostar neste tipo de programação, mostrando que é possível aliar a visitação dos museus e apreciação de seu acervo ao conteúdo do cotidiano escolar”, afirma Ana.

E até o próximo dia 23 de fevereiro esses professores ainda podem se inscrever para a formação. Até o momento, já são 50 inscritos e, além disso, a exposição também receberá agendamento escolar sem a exigência da preparação dos educadores. Para isso, basta entrar em contato com o museu via telefone (65) 3025-3221 ou pelo e-mail museudeartemt@gmail.com.

A exposição ‘Irigaray Arte Cidade’ é realizada pelo Governo de Mato Grosso, via Secretaria de Estado de Cultura, e o Museu de Arte, e recebe, além das obras deste expoente da cultura mato-grossense, ainda traz obras de Babu Seteoito, Elias de Paula, Heitor Magno, Luís Segadas, Marcus Levy, Rai Reis e Renato Campello.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet