Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

nesta sexta

Evento promove discussão sobre direitos da mulher entre jornalistas e radialistas importantes do Brasil

Foto: Reprodução

Evento promove discussão sobre direitos da mulher entre jornalistas e radialistas importantes do Brasil
Um evento que fala sobre a luta em defesa dos direitos das mulheres acontece em Cuiabá na próxima sexta-feira (27), com a participação de personalidades desta luta, como a jornalista e escritora Jô Ramos, fundadora do Movimento “Defesa da Mulher” no Rio de Janeiro, a radialista Mara Régia da Rádio Nacional de Brasília e o cantor e compositor cearense Tião Simpatia, representante do Instituto Maria da Penha.

Leia mais:
Caravana 'Siga Bem' traz dia de conscientização e peça sobre violência contra a mulher a Mato Grosso
Com tratamentos custando até R$18 mil, mulheres com dificuldade para engravidar criam grupo e buscam ajuda do governo

“Mulheres mais que vencedoras” é promovido pelo Escritório do Rádio e a União das Mulheres de Mato Grosso (UMMT), e acontecerá na Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), a partir das 19h de sexta (27). O maior objetivo é falar sobre o enfrentamento às principais formas de violência sofridas pelas mulheres, e a promoção dos direitos delas.

A jornalista Kall Marçal, que receberá o título de “Embaixadora de Direitos da Mulher” durante o evento, afirma que é preciso trabalhar para garantir esses direitos, apoiando projetos de capacitação, geração de renda e agricultura sustentável para trabalhadoras do campo. Ela lembra, também, da violência que acontece no ambiente de trabalho:
“Quando ela entra, é com salário mais baixo que o dos homens, mesmo ocupando função semelhante”, afirma.

Mas os números não param aí. Segundo o último Mapa da Violência, feito em 2012, uma mulher é morta em condições violentas a cada duas horas no Brasil. O país ocupa o sétimo lugar numa lista de 84 com as maiores taxas de feminicídio (homicídio de mulheres), e as brasileiras de tornam vítimas da violência, em média, aos 19 anos (segundo dados levantados desde junho de 2014 pelo Núcleo Especializado de Promoção dos Direitos da Mulher (Nudem) da Defensoria Pública de São Paulo). Além disso, entre 1980 e 2013, 106 mil mulheres foram mortas no país.

Para falar sobre todos estes dados alarmantes, está entre os conferencistas a radialista Mara Régia, que comanda há 34 anos o programa “Viva Maria”, pioneiro no debate sobre direitos femininos. O programa nasceu apenas com o objetivo de falar com a periferia de Brasília, mas cresceu e atualmente tem público até no norte do país.

Jô Ramos é outra conferencista e jornalista, pós-graduada em Sociologia Urbana com licenciatura em Letras, e editora chefe da Revista Lapa Legal Rio. Em 2006, ela fundou o Movimento Defesa da Mulher – Pelo Fim da Violência Contra Mulheres, e em 2012 lançou o livro “Violência Contra Mulheres. Dê um Basta!”. Em 2013, lançou “Seus Direitos”. Atualmente ela faz palestras sobre o tema em todo o país.

O cantor, compositor, cordelista e arte educador Tião Simpatia vai se apresentar no evento. Ele é autor de diversos cordéis, como o famoso “A Lei Maria da Penha em Cordel”, que foi reconhecido pela ONU como obra de grande relevância sociocultural.

O evento “Mulheres mais que vencedoras” é aberto ao público e não é necessário fazer inscrição.

Programação 

19:00 – Recepção aos Convidados

19:30 - Solenidade de abertura

20:15 – Cerimônia de Entrega do Título de “Embaixadora em Defesa dos Direitos da Mulher” à Radialista Kall Marçal

20:30 – Atração Regional – psicóloga e cantora Simone Oliveira

20:45 – Palestra Jornalista e Escritora Jô Ramos – Fundadora do Movimento "Defesa da Mulher" ( RJ)

21:15 - Palestra Jornalista e Radialista Mara Régia (Brasília DF)

21:45 - Apresentação cultural nacional com cantor e compositor cearense e representante do Instituto Maria da Penha Tião Simpatia (Fortaleza-CE)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet