Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

academia

Excesso de exercícios pode causar danos aos músculos: veja dicas do especialista

Foto: Reprodução / Ilustração

Excesso de exercícios pode causar danos aos músculos: veja dicas do especialista
Nos meses que antecedem o verão, as academias ficam lotadas de pessoas “tentando recuperar o tempo perdido”. Buscando o famoso “corpo de praia” exibido por revistas e sites, as pessoas às vezes exageram e acabam tento resultados contrários aos esperados.

Leia mais: Endocrinologista lista alimentos que auxiliam no bom humor; Confira

O excesso de treinos podem causar problemas como lesões, exaustão, insônia e até mesmo a necessidade de interrupção das atividades. Segundo Paulo Amaral, consultor técnico da Contours, academia só para mulheres, “Toda atividade física não planejada pode se transformar em um risco para a saúde, prejudicando a musculatura, articulações e o sistema cardiovascular. O acompanhamento de um profissional é muito importante para que o aluno não tenha seu desempenho prejudicado”.

Segundo o especialista, é necessário ter avaliação médica antes de começar os exercícios, “As pessoas não podem confundir dedicação com excesso. Se dedicar à atividade é importante, mas para tudo é preciso equilíbrio. Uma lesão ocasionada por excessos, por exemplo, pode levar a interrupção do treino por semanas ou até meses, o que seria muito frustrante”.

Os dois momentos mais propícios para as lesões, segundo Paulo, são quando se inicia uma rotina de treinos (seja por atividades mal realizadas ou pela nova carga de exercícios que o corpo está recebendo) e quando não há pausas entre uma aula e outra para descanso e recuperação. “Não dá para se obter o resultado de anos de prática em apenas alguns meses. Mesmo quem já é veterano na academia, não pode achar que está imune as lesões.”

Confira as dicas do especialista para evitar estes problemas:

Descanse entre um treino e outro


Para evitar lesões é necessário controlar a carga de treino. Quanto maior a intensidade, maior é o tempo de descanso. Praticar atividades físicas faz bem para saúde, mas o corpo precisa descansar. O excesso de exercícios pode causar fraturas, dores musculares e cansaço extremo.

Se alimente bem

É muito comum ver pessoas restringindo as calorias ingeridas ao praticar atividades físicas. A falta de calorias no corpo faz com que a pessoas fiquem desnutridas, percam massa muscular e tenham contusões por falta de nutrientes responsáveis pela recuperação dos músculos, ligamentos e ossos.

Insônia

Frequentadores assíduos de academia e que sofrem insônia devem ficar atentos, pois isso pode ser um sinal de que o corpo precisa descansar. O excesso de exercícios físicos acelera o corpo e a mente resultando na falta de sono, o que pode ocasionar grande irritabilidade. Uma dica é mudar o horário do treino para durante o dia.

Dor nem sempre é um bom sinal

Sentir algumas dores durante o treino, em alguns casos, é comum. Ela pode ser um apontamento de que a hipertrofia muscular está ocorrendo. Em treinamentos com carga, o tecido muscular é rompido, o que resulta em microlesões, que são pequenas rupturas do músculo causadas pelo excesso de esforço. Para o músculo se reconstruir é necessário um repouso entre os treinos. Se não há essa pausa, o corpo não tem tempo de se recuperar e as lesões se agravam.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet