Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Artes visuais

visite a mostra

Exposição no Museu de Arte de Mato Grosso traz obras raras de modernistas brasileiros

Foto: Reprodução

Exposição no Museu de Arte de Mato Grosso traz obras raras de modernistas brasileiros
O Museu de Arte de Mato Grosso, localizado na antiga casa dos governadores, inaugura nesta quinta-feira (22) sua primeira exposição temporária em grande estilo. A partir desta data, o público poderá visitar a mostra “Modernistas Brasileiros”.

Leia mais: Ganhe um exemplar do livro "Borboletas infinitas de coração imperfeito", de Stéfanie Medeiros

O lançamento da exposição acontecerá às 9h. O acervo confiado à Secretaria de Estado de Cultura pelo Banco do Brasil, em 1995, traz exemplares de sete artistas de grandes representatividade, tais quais, Marcelo Grassmann, Maciej Babinski, Clóvis Graciano, Cícero Dia, Antônio Carlos Rodrigues, Aldemir Martins e Tarsila do Amaral, expressão máxima do movimento. De acordo com a assessoria, a mostra ficará aberta ao público até o dia 21 de novembro.

As gravuras que integram a exposição revelam como cada um deles esteve envolvido com o movimento, o nível de engajamento político e social, as estéticas e as técnicas utilizadas, como a serigrafia, gravuras em metal e ainda, xilogravura, enfocando entre outros, temas tipicamente brasileiros, estilizados e líricos, baseados em uma linguagem universal e vanguardista. 
 
O abstracionismo e o surrealismo de uns e os contornos oníricos de outros, presentes nas obras de Tarsila, a exemplo, são de encher os olhos e tornam a exposição programa indispensável.
 
De acordo com a gestora do museu, Viviene Lozi, esta é uma grande iniciativa que visa preservar o patrimônio histórico brasileiro. “Assim como a Pinacoteca do Estado de São Paulo e o Museu de Arte de Santa Catarina, o Museu de Arte de Mato Grosso torna-se um dos espaços a salvaguardar obras destes artistas, responsável pela conservação das obras, catalogação e inclusão em seu acervo permanente”, destaca.
 
A exposição está montada no pavimento superior, que teve os pisos e paredes restaurados. Para acessar o piso superior o MAM-MT dispõe também, de elevador para garantir a circulação de pessoas com dificuldade de mobilidade e cadeirantes.  
 
Serviço
 

Exposição “Modernistas Brasileiros”
No Museu de Arte de Mato Grosso
De 23 de outubro a 21 de novembro
Entrada gratuita
Rua Barão de Melgaço, 3.565
Telefone: 65 3025-3221
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet