Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

em fevereiro

Academia Mato-grossense de Letras inicia ano com exposição que rememora trajeto desde 1921

Foto: Reprodução

Presidente da Academia Mato-grossense de Letras, Eduardo Mahon

Presidente da Academia Mato-grossense de Letras, Eduardo Mahon

A Academia Mato-grossense de Letras começou o ano de uma forma diferente. Sob o comando de Eduardo Mahon, empossado presidente em novembro de 2013, a proposta é que a Casa Barão de Melgaço se torne parte do processo cultural de Cuiabá. Um espaço aberto a todos, para fazer circular a cultura e a arte. Então, 2014 começa com uma exposição que traz à tona a memória guardada pela Academia, seus fundadores, personagens ilustres, participação feminina, entre outros feitos em um trajeto que percorre 1921 até os dias de hoje.

Leia tambémO Iluminado de Stephen King justifica o reinado no gênero de horror; arrepios do início ao fim

A exposição será oficialmente lançada no dia 4 de fevereiro e o público poderá visitar a partir do dia 5 de fevereiro na praça principal do Shopping Goiabeiras, pelo período de 10 dias. A partir daí, a proposta é que a exposição seja itinerante e possa ocupar outros lugares da cidade, em parceria com Prefeitura de Cuiabá e governo do Estado.

“A ideia é que depois a exposição possa acontecer no Pavilhão da Instrução, no SESC Arsenal, e outros lugares”, contou o presidente Eduardo Mahon.

As ilustrações da exposição estão sendo feitas por Leo Savi e a campanha inteira com expositores e parte gráfica, pela ZF Comunicação.

“Quando assumi a presidência eu pensei que não poderia fazer igual aos que vieram antes de mim, e a minha ideia é que a Casa Barão de Melgaço não fosse um lugar apático e sim simpático, para despertar o interessa da população”, adiantou Mahon.

O presidente explica que o conceito é ‘mostrar o que foi e o que é a Academia Mato-grossense de Letras. “Para fazer isto, a saída era montar a exposição, então começamos a pensar no projeto, com 11 expositores frente e verso, que contam os quase 100 anos da Academia de forma agradável”, ressaltou.

Então, o público que ficou com um gostinho de quero mais, reserve a data. Dia 5 de fevereiro, os cuiabanos poderão conhecer um pouco mais da história da Academia Mato-grossense de Letras, que trará 22 lâminas para contar um pouco do trajeto de 1921 até 2014, e também as cadeiras e a mesa que são verdadeiras relíquias.

José de Mesquita, Barão de Melgaço entre os fundadores serão rememorados nesta volta ao passado. Personagens ilustres como Silva Freire e Dunga Rodrigues também terão cadeira cativa na exposição. E aos que querem matar um pouco a curiosidade, confira o vídeo de publicidade da Academia:

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet