Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Artes visuais

réplicas

Exposição valoriza relação do homem com a água através da arte

Foto: Reprodução

Exposição valoriza relação do homem com a água através da arte
A água é um dos bens mais preciosos da humanidade. Isto reflete-se em tudo, inclusive na cultura. Com isto em mente, a Secretaria Municipal de Cultura lançou esta semana a exposição “Arte-Água: essenciais para a vida”, do Museu itinerante Rabobank. A mostra é gratuita e pode ser visitada até o dia 24 de setembro, das 8h às 18h, no saguão da Secretaria.

Leia mais:
 Dezoito caricaturas do Papa Francisco ilustram exposição sobre sua simpatia no MAS

De acordo com a assessoria, a exposição reúne réplicas de obras de arte de quarenta consagrados artistas brasileiros e estrangeiros de várias épocas, entre eles Edgard Degas, Monet, Di Cavalcanti, Van Gogh e José Pancetti.

Artistas mato-grossenses como José Medeiros e Rai Reis também tiveram suas produções valorizadas e participam desta exposição. “É uma oportunidade muito gratificante, porque além de propor um intercâmbio entre as obras, é um sinal de reconhecimento pelo nosso trabalho e também uma forma de divulgar Mato Grosso”, avaliou o fotógrafo José Medeiros.

A proposta da exposição é trabalhar a relevância da água e a relação natureza/ser humano. As obras mesclam o real, o imaginário e sentimentos como alegria e tristeza. Além dos quadros, os visitantes também podem conferir painéis com efeitos audiovisuais.

As fotografias, pinturas e vídeos foram escolhidos e organizados em cinco blocos temáticos: Rio, Barco e Luz; Mar; Corpo e Saúde; Nuvem, Névoa, Neve e Chuva; Planta e Bicho.

O projeto Museu Itinerante Rabobank é realizado desde 2008 e já percorreu várias regiões do País. A exposição em Cuiabá é uma realização do Rabobank e Ministério da Cultura, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, por meio das Secretarias Municipais de Educação e Cultura.

“O principal de tudo nesta exposição é o trabalho de conscientização feito com as crianças e, principalmente, adultos. A proposta de reflexão contribui para o conhecimento cultural e reforça a questão socioambiental”, disse o secretário municipal de Cultura, Alberto Machado.

Endereço

A Secretaria Municipal de Cultura está localizada na Rua Barão de Melgaço, nº 3677, (Centro).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet