Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Tecnologia

nesta madrugada

Fenômeno raro: Eclipse total da lua poderá ser visto de Mato Grosso de segunda para terça

Foto: Reprodução/Ilustração

Fenômeno raro: Eclipse total da lua poderá ser visto de Mato Grosso de segunda para terça
Os amantes de astronomia podem preparar as xícaras de café, pois na madrugada desta segunda-feira (14) para terça-feira (15) ocorrerá um eclipse total da Lua. O fenômeno poderá ser visto em todo Brasil, mas será melhor percebido na fase final, nas localidades mais a Oeste do país. A Lua, a Terra e o Sol estarão em perfeito alinhamento, cobrindo a Lua na sombra da Terra.

Leia mais: Eclipse solar poderá ser visto neste domingo em algumas cidades de Mato Grosso. Confira os horários

De acordo com o site Agência Brasil, o evento vai começar às 3h, horário de Brasília, quando a Lua já está no lado poente. O pico do eclipse total acontece por volta das 4h45 e o final [do fenômeno] não vai ser visto em algumas regiões a Leste, porque o dia vai clarear, como no Rio de Janeiro.

A duração do eclipse total, enquanto a Lua ficar completamente imersa na sombra da Terra, será de 78 minutos. O nosso satélite natural estará entre a estrela Espiga, a mais brilhante da Constelação de Virgem, e o planeta Marte e apresentará uma tonalidade avermelhada. “Os raios do Sol que atingem a atmosfera da Terra serão refratados e atingirão a Lua. A atmosfera, então, retém o azul violeta no nosso espectro e passa a iluminar a Lua com uma coloração alaranjada escura”, explica o astrônomo do Observatório Nacional. O fenômeno é chamado de Lua Vermelha ou Lua Sangrenta.

As pessoas nas localidades mais a Oeste do continente, como os estados de Mato Grosso e Amazonas e o Chile poderão acompanhar o eclipse até o final, antes de clarear o dia. As ilhas do Pacífico e a Austrália também terão uma visão privilegiada do fenômeno.

Para marcar no calendário

Em um período de cinco mil anos (começando no ano 1999a.C até o ano 3000 de nossos tempos) devem ocorrer somente 3479 eclipses totais da Lua.  De acordo com a Revista Época, esta é uma porcentagem pequena – meros 28,8% do total.

O eclipse do dia 15 faz parte de um evento ainda mais raro – ele marca o início de uma tétrade, uma sequência de quatro eclipses totais consecutivos. Durante todo o século 21, devem ocorrer 8 tétrades. Esta é a segunda: a primeira aconteceu entre 2003 e 2004.

As datas desses eclipses totais são as seguinte:

Dia 15 de abril de 2014
Dia 08 de outubro de 2014
Dia 04 de abril de 2015
Dia 28 de setembro de 2015
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet