Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Diversão e Lazer

Comunidade Bonsucesso

Festa em homenagem ao padroeiro dos pescadores é realizada em comunidade ribeirinha de Várzea Grande

Foto: Da Assessoria/ Prefeitura de Várzea Grande

Festa em homenagem ao padroeiro dos pescadores é realizada em comunidade ribeirinha de Várzea Grande
Nesta segunda (29) acontece em Várzea Grande a 35ª edição da festa em homenagem a São Pedro, na comunidade ribeirinha de Bonsucesso. A prefeita da cidade, Lucimar Sacre de Campos, participou da missa em Ação de Graças pela manhã. A programação da festa vai até as 22h.

Leia mais:
Prefeito Mauro Mendes recebe festeiros e bandeira de São Benedito no Palácio Alencastro
Taques visita abertura da Festa de São Benedito e Cavalhada e promete obras em Poconé

A data, que marca alusão ao padroeiro dos pescadores, teve a celebração lembrando a trajetória e importância que São Pedro teve na vida cristã, sendo marco da criação da Igreja Católica Apostólica Romana, fundando a primeira igreja. Participaram da cerimônia comunidade moradora de Bonsucesso, autoridades civis e eclesiásticas e turistas e também o Rei e a Rainha da festa, Gerson Leite de Rosa ,e Valdenil da Silva Santos, respectivamente.

“Essa festa, em homenagem a São Pedro, se tornou marco histórico no município de Várzea Grande. Já está na 35ª edição, e vamos nos unir para inseri-la oficialmente no calendário de festividades da cidade, pela grandeza do evento e pelo resgate das tradições. É um evento que terá sempre o apoio da administração municipal por agregar valores e incentivar o turismo local. A alegria contagiante das pessoas é a mesma que quero reproduzir nos atos públicos administrativos da minha gestão e resgatar o orgulho da população em viver em Várzea Grande”, disse a prefeita.

A festa conta com extensa programação cultural, gastronômica e de artesanato e a presidente da Associação de Cultura e Turismo de Bonsucesso, Silbene Maria Rosa da Conceição, agradeceu a participação da comunidade ribeirinha na organização e realização das atrações festivas: “mais de 5 mil pessoas participaram diariamente das atividades programadas na festa de São Pedro. O ponto alto da comemoração foi marcada pelo retomada da procissão fluvial, com a imagem de São Pedro percorrendo as margens do Rio Cuiabá, reunindo dezenas de barcos de pescadores. A procissão é em agradecimento à profissão de pescador, que tira seu sustento do rio e graças alcançadas”.

Petrolino Gonçalves Silva (Fião) pescador e produtor de doce artesanal (rapadura), aproveita os festejos de São Pedro para vender seu doce produzido por ele e sua família: “participo ativamente desde a primeira edição da festa de São Pedro, que é uma oportunidade para nós, pescadores, desenvolvermos outras atividades que melhora a renda das nossas famílias, na venda de produtos artesanais e comidas típicas das regiões. Essas atividades extras nos ajudam porque hoje o Rio Cuiabá não é o mesmo que antigamente, farto de peixe, o que nos leva a aprender outras atividades. Sou devoto a São Pedro até à minha morte, meu santo protetor, onde deposito minha fé”.


Já moradora de um assentamento rural da cidade de Livramento, Gemima da Glória Benevides, devota de São Pedro, participa da missa de ação de graças desde 2005 quando estava de passagem por Várzea Grande. Desde então nunca mais perdeu uma festa: “meu marido era pescador e devoto ao santo. Quando soube que era realizada a festa, sempre participava da missa para agradecer o seu santo protetor. Ele faleceu e eu continuo participando dessas festividades, lembrando da fé de meu marido”.

Como parte da programação está o concurso de quem come mais peixe, as atividades foram iniciadas às 14 horas e vão até às 22h com shows de bandas regionais e feira cultural de encerramento.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet