Olhar Conceito

Terça-feira, 19 de março de 2024

Notícias | Cinema

19ª edição do cinemato

Festival de Cinema e Vídeo abre inscrições para Mostra Competitiva de Curta-Metragem

Foto: Karol Rocha

Luiz Borges, idealizador do Cinemato

Luiz Borges, idealizador do Cinemato

Após um hiato de mais de um ano, eis que ele ressurge e traz consigo a efervescência no cenário audiovisual de Mato Grosso. Com novo fôlego, o Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá, o Cinemato, chega a sua 19ª edição, e está com as inscrições abertas entre os dias 20 e 25 de janeiro para a categoria “Mostra Competitiva de Curta-Metragem”. Nessa categoria, concorrem filmes de até 20 minutos realizados em 2013, em qualquer formato digital ou película. E o festival acontecerá entre os dias 19 e 25 de fevereiro.

Leia também: A peça "A Mulher que Comeu o Mundo" invade Mato Grosso com série de apresentações e workshop

As produções locais terão a visibilidade na mostra de curta-metragem, já que nas demais categorias, a curadoria será feita pelo idealizador do Cinemato, Luiz Borges. Devido ao tempo exíguo, já que o festival está sendo realizado com o apoio da Secretaria Estadual de Cultura (SEC), e após firmar o convênio, tem o prazo de 60 dias para ser finalizado, os filmes nas demais categorias foram os mesmos selecionados nos principais festivais de cinema do país.

Um trabalho que demorava um ano para ser feito será realizado em tempo recorde para tudo estar nos conformes até fevereiro.

A 19ª edição do festival também abre uma janela para a produção audiovisual dos pontos de cultura de Mato Grosso. Para incentivar também as criações cinematográficas idealizadas por esses centros de cultura, uma parceria com a Organização Comunitária da Aldeia - ponto de cultura da Chapada dos Guimarães-, Instituto Cultural América (Inca) e a Rede Pontos do Mato proporciona mais uma mostra competitiva nos mesmos moldes.

Para que os produtores audiovisuais de todos os municípios e pontos de cultura possam participar, é necessário realizar a inscrição em tempo hábil, no qual vai ser levada em conta a data da postagem. À correspondência deve estar anexados os documentos pessoais, uma cópia em DVD da produção, foto do realizador (a), sinopse e ficha técnica, além de uma declaração de autorização de imagem do filme em favor do Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá, o Cinemato.


Momento da assinatura do convênio junto à secretária de Cultura, Janete Riva

Vale ressaltar, a retomada do festival traz peculiaridades, já que esta é a primeira vez em sua história que ocorre por determinação do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura. “A natureza jurídica do recurso exige que ele seja realizado no prazo de 60 dias para a execução e prestação de contas. Sendo assim, tivemos que fazer adequações”, diz o idealizador do Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá, Luiz Borges.

Entre as adequações, figura a mudança na Mostra Competitiva Nacional de Curta Metragem que vai selecionar três curtas de cada região do país. No caso da Mostra Competitiva de Longa Metragem, vão concorrer produções também selecionadas pela curadoria do Cinemato. “Tivemos que nos adaptar para esta retomada mas, ainda assim, a plateia ganha com uma seleção primorosa. Vamos mostrar um conjunto de produções que traz a linguagem audiovisual brasileira da produção independente. Filmes que são inéditos em Mato Grosso e que dificilmente seriam exibidas pelo circuito comercial”, destaca Borges.

Serviço: Inscrições abertas para as mostras competitivas de curta-metragem para realizadores e pontos de cultura de Mato Grosso
Inscrições entre os dias 20 e 25 de janeiro via correspondência
Endereço: Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá – Cinemato
Rua Ramiro de Noronha, 606 bairro Jardim Cuiabá, 78043-277
Telefone e e-mail de informações: (65) 3028-2531 ou 3054-4030 / cinematocuiaba@gmail.com
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet