Olhar Conceito

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Cinema

cinemato como propulsor

Filmes de Mato Grosso são selecionados para exibição no 19º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá

Foto: Reprodução

Filmes de Mato Grosso são selecionados para exibição no 19º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá
Diversificar a cadeia produtiva cultural e cinematográfica de Cuiabá. Um propulsor de ideias, roteiros, curtas e longas. Ao se nortear como um resgate do cinema em Mato Grosso, o 19º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá, o Cinemato, divulgou os filmes mato-grossenses que foram selecionados para participar da mostra competitiva. Dos 34 filmes inscritos, apenas 12 estão na competição, e 11 deles dividem-se em duas mostras. Outra novidade é que agora o festival irá ocorrer de 20 a 26 de fevereiro, no Anfiteatro da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), na Rua Cândido Mariano nº 775, Centro, Cuiabá-MT (Esquina com R. Mal Deodoro)

Leia também: Cinema e direitos humanos ganham perspectiva no projeto "Inventar com a Diferença"

Entre as apostas dos selecionados para as mostras competitivas Curtas do Mato e Curtas Pontos de Cultura, figuram personagens da cultura mato-grossense e o cinema com viés de denúncia. O artista plástico Clovis Irigaray, o grafiteiro Babú e o escritor Juliano Moreno têm suas vidas comentadas. Em outra via, o curta-metragem “Paraizoo”, utiliza a poética para questionar a fronteira agrícola do algodão que avança rumo à Chapada dos Guimarães.

Os curtas Dom Aquino Corrêa – O poeta da Esperança, de Duflair Magri Barradas e “Ivens Cuiabano Scaff – O poeta bem comportado”, de João Carlos Manteufel Junior , sersão exibido como hors concours na 19ª edição do Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá.

As sessões têm início às 17h30 com apresentação dos realizadores, seguidos pelos curtas que competem na mostra local e que figuram na Mostra Competitiva Categoria Nacional. Neste caso, competem “Irigaray”, de João Manteufel, “3,60”, de Severino Neto, “Meditacion”, de Matteo Bianchi, “Far Nordeste”, de Dewis Caldas, “Babu 78”, de Paulo Wagner e “Paraizoo”, de Amaury Tangará,  e "LE MUR" do diretor Severino Neto de Cuiabá.



Para a Mostra Curta Mato-Grossense foram selecionados, “Poesia, Café e Sonho com Juliano Moreno”, de Paulo Wagner, “Denilson B. Boy”, de Diego Pessoas, “VI Encontro Indígena – Museu de Pré-História Casa Dom Aquino” e “UHE Sinop x Assentamento 12 de Outubro”, ambos de Thiago Foresti, além de “A Volta dos Que Já Foram”, de Julia Reichert. No último destes, outra faceta da produção mato-grossense, mortos já cansados do ambiente soturno do cemitério intimam o coveiro: querem uma festa, só que no caso, do outro lado.

Sobre o filme “Denilson B. Boy”, Diego Pessoas conta que a narrativa é sobre pequenas revoluções para dar alternativas e oportunidades para as crianças, com a história de um menino de 12 anos que recebe o reconhecimento internacional pelo seu amor à dança e mostra também a relação entre pai e filho. O pai que vive o sonho através do filho.

Os premiados vão ganhar diárias em estúdios, ilhas de produção e captação de imagens, entre outros itens ofertados pelas produtoras Latitude Filmes/Audiovisual, Lamiré Cinema e Vídeo, Donalola Produção Criativa, Plano B Filmes, Infinity Produtora e Rocket Filmes.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet