Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Comportamento

veja horários!

Final de semana terá eclipse lunar total e 'Super Lua de Sangue'

Foto: Reprodução

Final de semana terá eclipse lunar total e 'Super Lua de Sangue'
Um eclipse lunar total poderá ser visto na noite do próximo domingo (27) e madrugada de segunda (28). Se as condições climáticas forem favoráveis, o evento astronômico será visível a olho nu em todas as regiões do Brasil.

Leia mais:

Fenômeno raro da lua azul influencia emoções e sentimentos, afirma astróloga
Primeiro encontro de meditação sob a lua cheia acontece nesta sexta-feira em Cuiabá

De acordo com a doutora em astronomia Telma Cenira Couto da Silva no dia 27 a Lua, na fase cheia, estará no perigeu, “a posição de sua órbita mais próxima à Terra, quando será observada maior, uma Super-Lua”. Além disso, neste dia o satélite estará na posição mais próxima à Terra em 2015, o que a torna a Super-Lua de 2015.

A Lua de domingo também representará a Lua de Sangue, pois trata-se do quarto eclipse de uma tetrada lunar, que é “uma sequencia de quatro eclipses lunares totais que ocorrem num intervalo de seis meses lunares entre cada um deles”, afirma Telma. Tudo isso fará com que aconteça um eclipse total de uma Super-Lua de Sangue.

A Super-Lua

Segundo a astrônoma, o melhor horário para observar uma Super-Lua é quando ela está próxima ao horizonte, quando podemos compará-la a objetos próximos e ela nos parece maior.

“Na observação da Super-Lua os habitantes do Acre estarão favorecidos, mas o espetáculo será visível em todo o Brasil. É só buscar a Lua do lado leste no começo da noite. Se não for possível observá-la nesse horário, deve-se tentar a madrugada de 28 de setembro quando ela estiver se pondo do lado oeste. Ela ainda terá um diâmetro aparente maior que o habitual”, afirma.

O eclipse lunar total

Um eclipse lunar total ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua ficam alinhados no espaço, com a Terra posicionada entre o Sol e a Lua, e a sombra que a Terra projeta no espaço encobre totalmente a Lua.

“Um eclipse lunar total é precedido por um eclipse penumbral, quando a Lua entra na penumbra, parte mais clara da sombra da Terra. Posteriormente, há um eclipse parcial quando a Lua entra na umbra, região mais escura da sombra da Terra, e parece estar “mordida”. Na totalidade a Lua fica completamente encoberta pela umbra, porém, ela não fica totalmente escura, mas, com uma cor avermelhada. Isso ocorre porque a atmosfera terrestre se estende muito além da superfície do nosso planeta, e um anel circular de atmosfera permanece ao redor da Terra durante o eclipse lunar total. Essa atmosfera filtra e refrata os raios de Sol o que faz com que os raios de cor vermelha atinjam a Lua”, explica Telma.

Ainda segundo a astrônoma, a totalidade do eclipse deve durar 72 minutos. Ela ainda mostra os horários de início e término do eclipse penumbral:

27 – 28 de setembro - Horários de Cuiabá:

Início do Eclipse Penumbral: 20h12
Início do Eclipse Parcial: 21h07
Início do Eclipse Total: 22h11                      
Máximo do Eclipse Total: 22h47                      
Fim do Eclipse Total: 23h23                            
Fim do Eclipse Parcial: 0h27                            
Fim do Eclipse Penumbral: 1h22                                                                                  


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet