Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Ícones Cuiabanos

Representante brasileiro na Itália

Flor Ribeirinha faz nova apresentação de espetáculo Nandaia para arrecadar fundos para viagem internacional

Foto: Reprodução

Flor Ribeirinha faz nova apresentação de espetáculo Nandaia para arrecadar fundos para viagem internacional
O Grupo de siriri “Flor Ribeirinha” volta ao palco do teatro Zulmira Canavarros, no próximo dia 15 de julho, com seu último espetáculo “Nandaia”. O sucesso leva as meninas da comunidade São Gonçalo Beira Rio a mais uma apresentação, antes de sua viagem a Itália. O grupo continua buscando patrocínio e arrecadando doações para custear a viagem para se apresentar em festival internacional.

Leia mais:
"Flor Ribeirinha" estréia novo espetáculo; Grupo busca doações para se apresentar na Itália
Depois de apresentar-se na França, grupo Flor Ribeirinha participará de festival na Itália

A partir das 20h do dia 15 de julho, o público terá mais uma oportunidade de assistir a apresentação do último grande espetáculo de um dos mais antigos grupos, que representam a cultura regional do estado. Com participação especial do Corpo de Baile do Ópera Ballet, da Companhia de Teatro Cena Onze e do Trio Brasilis, direção cênica de Flávio Ferreira e a direção musical de Edmilson Maciel, o espetáculo “Nandaia” promete mostrar, mais um vez, porque o grupo foi convidado a representar o Brasil em festivais de folclore na Itália.

Nandaia, de acordo com o conhecimento dos ribeirinhos, significa pássaro, sendo u ma palavra de origem indígena. Neste contexto, o espetáculo homenageia as diversas expressões da cultura popular mato-grossense.

As cenas são marcadas desde o início com o hino de Mato Grosso. Além disso, o público verá a beleza da dança do Chorado de Vila Bela da Santíssima Trindade e a dança dos Mascarados de Poconé, apresentações de siriri e cururu.

Estão presentes no espetáculo também, poemas de Silva Freire, o choro das águas e o rasqueado cuiabano que contagia o público. A religiosidade é marcada pelas festas de São João e de São Benedito. Personagens da história mato-grossense são homenageados também, como Maria Taquara, o canoeiro, o boiadeiro e a ceramista.

Entre as novidades do “Nandaia” está o novo figurino do grupo, que conta com o trabalho do renomado artista plástico, Adriano Figueiredo. O figurino mostra a viola de cocho, peixes, manga, caju e outros elementos da cultura regional. Os grupos de Siriri e de Balét, tem a coreografia de Avinner Augusto e Verônica Weber.

O coreógrafo Avinner Augusto, explica que o espetáculo traz para o público uma perspectiva inovadora e valoriza a produção artística regional. “Estamos muitos felizes com o carinho e a manifestação do público. A reapresentação do Nandaia vai atender aqueles que não puderam ver da primeira vez, como também é outra oportunidade para os que querem rever o espetáculo”, completou o coreógrafo.

Para a dirigente do “Flor Ribeirinha”, Domingas Leonor, Nandaia trouxe uma nova perspectiva para a cultura regional e fortaleceu ainda mais o seu grupo, que participará da turnê pela Itália no próximo mês de agosto. “O convite para o nosso grupo se apresentar na Itália é o reconhecimento da nossa cultura no cenário internacional. Agradeço a Deus e todos aqueles que estão ajudando direto e indiretamente o nosso grupo” diz Domingas.

A reapresentação no teatro tem o objetivo de arrecadar fundos para que o grupo Flor Ribeirinha possa realizar uma nova turnê para a Europa. Os ingressos para o teatro podem ser adquiridos na Assembléia Legislativa, Casa de Festas e no Quintal do Siriri, em São Gonçalo.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet