Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Literatura

incentivo à leitura

"Flor de Ingá": Lançamento de romance sobre colonização de Mato Grosso será na Casa Silva Freire

Foto: Reprodução/ Carlini e Caniato

Capa do livro

Capa do livro

A saga sobre colonização começou em 1998 com o livro “Matrinchã”. E nesta terça-feira (22), a trilogia do escritor, poeta e professor Luiz Renato de Souza ganha sequência com o lançamento de “Flor de Ingá”, publicado pela editora Carlini & Caniato. O evento acontecerá na Casa Silva Freire, localizada no Largo da Mandioca, às 17h.

Leia mais:Professor prossegue com trilogia que surgiu de uma mentira e agora lança o 2º livro: Flor do Ingá

O primeiro lançamento do romance aconteceu no sábado (12), na cidade Bom Jardim, em Goiás, como parte de um projeto de formação de leitores. Mas em Cuiabá, além da presença do autor, a noite também conta com a participação do artista plástico Luís Segadas, da professora de filosofia Maurília Valderez do Amaral e da curadora do espaço, doutoranda da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Larissa Silva Freire Spinelli.

A trilogia de Luiz Renato começou com uma mentira. A mentira, no entanto, teve como motivação a sobrevivência de um artista que tentava sustentar-se em Curitiba. Nesta sua empreitada, Luiz Renato circulou por mais de 27 Universidades vendendo sua poesia. Mas, para poder entrar nestas escolas teve que contar uma pequena mentira: que estava escrevendo um livro sobre a colonização do Norte de Mato Grosso pelo Sul do país.

Após três meses sobrevivendo com o dinheiro das poesias vendidas para os alunos, o poeta resolveu escrever o livro. “Já menti para muita gente, agora preciso escrever este livro”, disse Luiz Renato em entrevista ao Olhar Conceito em março deste ano. E foi assim que nasceu “Matrinchã”.

Sobre “Flor de Ingá”

O primeiro livro aborda colonização, o governo Getúlio Vargas, a propriedade, e narra os encontros e desencontros nos descaminhos de um andarilho e um caminhoneiro. Mas, agora, no segundo livro, “Flor do Ingá” a história será contada através da perspectiva de dois personagens secundários em “Matrinchã”: o casal Pedro e Irene.

Pedro e Irene se conheceram em Londrina, Paraná, no campus da Universidade Estadual, onde cursaram suas faculdades. Ele, história; ela, direito. Casaram-se e foram para o Matrinchã do Teles Pires, norte do Mato Grosso. Ela passou a advogar para latifundiários enquanto ele trabalhava com alfabetização de colonos. Mas isso faz muito tempo. Hoje, ela mora em Sinop-MT, cidade na qual ele espera vê-la e quem sabe compreender melhor tudo o que aconteceu ao longo deste tempo.

Serviço

Lançamento do livro "Flor de Ingá", de Luiz Renato de Souza
Local:Casa Silva Freire, localizada no Largo da Mandioca
Horário: 17h
Entrada franca
Data: Terça-feira (22)

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet