Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Gastronomia

Culinária da Tailândia

Formandos de Gastronomia 'promovem' Festival das Luzes e recebem nota dez com trabalho

Foto: Gustavo Caldas

Formandos de Gastronomia 'promovem'  Festival das Luzes e recebem nota dez com trabalho
O investimento de R$ 10 mil para ‘transportar’ convidados para o sudeste da Ásia, mais especificamente a Tailândia, foi um sucesso. Os alunos do curso de Gastronomia da Universidade de Cuiabá (Unic) empenharam-se em uma apresentação, nesta semana, com excelência e, logicamente, nos pratos apresentados a dez convidados, representantes das mais saborosas e ecléticas cozinhas da capital do Estado. O Festival das Luzes (Loi Krathong) serviu como inspiração aos estudantes. 

Leia mais:
Cozinha dos Fundos lança Food Truck e vai rodar a cidade com hambúrgueres clássicos
Festival de cervejas artesanais, área dedicada ao churrasco e mais conforto marcam segunda edição do Arena Gourmet

Com atenção redobrada aos detalhes, os alunos buscaram um intercâmbio de sabores e cultura. A mistura dos temperos quentes típicos da região e da suavidade dos gestos, da dança apresentada e de ambiente criado com iluminação especial, resultaram na nota máxima aos 43 formandos durante a apresentação do trabalho de conclusão do curso.



Coube a cada convidado a análise de critérios como recepção, cerimonial de abertura, uniformes, apresentação dos pratos, sabor, harmonização da bebida com a comida, serviço de garçom (bebida), serviço de garçom (comida), integração do grupo, horário, ambientação (música), decoração), além da organização geral.



No jantar, a entrada contou com iguarias como o pão tailândes e geléia de pimenta. Já no jantar, katon tong (cestinha com recheio de carne de porco), satay (espetinho de carne com molho de abacaxi), Ton Kha Gai (sopa de leite de cocô) entre outros.



O esmero na apresentação iniciava-se na recepção. Convidados e curiosos se deparavam com um Buda, devidamente instalado em frente à sala de aula (transformada em ambiente tailandês) e revelava aos convidados que o budismo é a religião predominante a 95% da população do país.

O professor e orientador da turma, João Carlos Caldeira, explica que a escolha pela culinária de um país tão distante e com características tão peculiares, trata-se de um desafio.

“O objetivo era justamente esse. Fazer com que buscassem, que conseguissem uma imersão cultural sobre um país que não possuem contato”. Ele pondera que a seleção pela culinária da Tailândia atende a proposta de diversificação. “Os produtos regionais são destaques e estamos em uma fase que o mundo se voltou a nós por isso uma ideia de buscar o que é diferente”.

Mais do que mestres dos sabores, Caldeira explica que os novos gastrônomos são qualificados para atender ao novo, em franca expansão e valorizado, mercado de trabalho. “São profissionais que conhecem às normas da Vigilância Sanitária, gestão de recursos, administração e gestão de pessoas. É preciso que tenham noção de todo”.

Para Leidyson Sassagima, que interpretou Buda durante a apresentação do trabalho, o empenho da turma, que se esmerou nas pesquisas, foi reconhecido. “O maior desafio foi fazer essa ‘viagem’, além de todo o trabalho de finalização”.

Formada em Pedagogia, a funcionária pública e agora gastrônoma, Sandra Regina de Souza Ghanem, cita que não é fácil retornar após mais de vinte anos depois, para os bancos da faculdade, mas avalia que a satisfação por vencer mais um desafio proposto é grande. “Ao longo de dois anos de curso, foram intensos debates, palestras, pesquisas em busca de descobertas de sabores, de sensações e que venham novos desafios e início de uma nova carreira profissional”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet