Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Artes visuais

Mato Grosso 360°

Fotógrafo roda 17 mil km em Mato Grosso para fazer primeiro livro de fotos em 360° da América Latina

Foto: Isabela Mercuri / Olhar Conceito

Fotógrafo roda 17 mil km em Mato Grosso para fazer primeiro livro de fotos em 360° da América Latina
O primeiro livro de fotos panorâmicas em 360° da América Latina e o primeiro aplicativo de fotos em 360° das Américas foi feito em Mato Grosso, com fotos de todo o estado, e por um morador de Cuiabá. “Mato Grosso 360”, do fotógrafo Flávio André de Souza, traz um combinado de 62 fotos panorâmicas.

Leia mais:
Assembleia Legislativa promove exposição de artista plástico cuiabano
Instituições de Cuiabá têm programação especial para 13ª Semana Nacional de Museus

Flávio começou a fotografar profissionalmente em 1997. Seu amor pela captação de imagens, no entanto, começou muito antes, quando aos 9 anos de idade estava assistindo à TV Globinho: “Eles ensinavam a fazer um ‘pinhole’, uma câmera em caixa de sapato, lata de leite e tal”, explica o artista. “O engraçado é que eu assisti junto com o meu primo e nós fizemos. Hoje em dia meu primo também é fotógrafo”, conta.

Antes de se dedicar totalmente à fotografia, no entanto, Flávio ‘fez de tudo’: “Eu já fui motoboy, várias coisas... e montei uma gráfica. Chegou um ponto em que ou eu crescia mais ou mudava de ramo... Decidi vender meu negócio e me dedicar às fotos”. No começo ele fotografou de batizados a reportagens, passando por fotos de empresas, de publicidade e documental.

O projeto das fotos panorâmicas começou em 2011. Flávio conta que quando a Apple lançou o Quicktime, ficou mais simples fazer colagens de várias fotos: “Mas essa tática não surgiu com a tecnologia, ela era feita antigamente nos laboratórios também”, explica. Para provar, ele mostra uma foto que foi feita em 1910 por Luis Leduc, que juntava seis chapas de vidro para fazer uma panorâmica de Cuiabá. Para seu livro, ele tirou uma foto de onde conseguiria quase o mesmo ângulo que Luis. “Essa foi a primeira panorâmica que eu fiz e ficou decente”, comenta.


(Foto de Flávio em cima e de Luis embaixo)

Todo o processo para fazer o livro durou dois anos, e Flávio rodou 17 mil quilômetros por todas as regiões do estado de Mato Grosso, sendo 5300 só no Araguaia. O patrocínio ele conseguiu por meio de projeto do Ministério da Cultura, em que o MinC indica o projeto para uma empresa e, quando ela apoia o projeto,  tem descontos nos impostos.

A empresa amiga, “AMISCIM” e a AgroAmazônia apostaram no projeto, e depois de pronto 1200 exemplares do livro foram distribuídos em escolas, bibliotecas e outros lugares estratégicos.

Aplicativo



“O meio natural da foto panorâmica é o meio digital”. Com essa afirmação, Flávio explica o porque de criar um aplicativo para seu livro. Depois de criar o SITE, ele foi atrás de um programador e achou Michael Brusky, do Rio Grande do Sul, que foi seu parceiro no projeto: “E como o projeto era digital, tudo foi feito via internet. Cadastrei o projeto no freelancer.com, recebi diversos currículos, escolhi quem eu mais gostei do trabalho e contratei”, conta.

O aplicativo “Mato Grosso 360” está disponível gratuitamente na Apple Store e no Google Play, e traz ainda mais fotos que o livro. É possível navegar e olhar as paisagens de todos os ângulos, do céu ao chão.

Projetos Futuros



Flávio pretende estender seus projetos de panorâmicas. Depois de fotografar o Mato Grosso, suas pretensões agora são de fazer todo o Centro Oeste e o Jalapão. Ele, que é paulista e faz parte da Associação Internacional de Fotografia de Realidade Virtual, maior associação de fotógrafos de panorâmica do mundo, não esconde seu amor por Mato Grosso:

“São Paulo tem praia, montanha e interior... Mato Grosso não tem praia, mas tem muito mais coisas pra fazer e conhecer. Voar de paragrider, mergulhar em água doce, pescar, fazer atividades em contato com a natureza e esporte de aventura... Em SP não tem isso”, declara.

O livro ‘Mato Grosso 360°’ está à venda na Casa das Molduras e no Aeroporto Marechal Rondon, além da venda diretamente com o fotógrafo pelo telefone (65) 8409-3469 (neste caso, ele vem autografado).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet