Olhar Conceito

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

cigarro

Fumar não alivia estresse e pode estar associado à doenças mentais, diz pesquisa

Foto: Reprodução/ Ilustração

Fumar não alivia estresse e pode estar associado à doenças mentais, diz pesquisa
Para muitas pessoas, fumar é uma forma de “aliviar o estresse”. No entanto, um estudo publicado pela University College de Londres junto com a British Heart Foundation (Fundação Britânica do Coração) descobstrói este mito e mostra que, na verdade, fumar pode ser um sinal de problemas na saúde mental.

Leia mais: 
Creme que pode prevenir câncer de pele é desenvolvido no IFMT de Confresa

Ainda de acordo com a pesquisa, cerca de 70% dos fumantes tem mais probabilidade de sofrer de alguma doença como ansiedade e depressão. Mais de 6.500 pessoas com mais de 40 anos foram entrevistadas sobre seu hábito de fumo e saúde mental. Mais de 18% dos estudados disseram sofrer de ansiedade e depressão. No grupo de não fumantes, esta taxa é de 10% e 11,3% entre os ex-fumantes.

Outra constatação do estudo é que a fumaça dos cigarros pode ser a fonte de alguma forma de ansiedade. Isto foi observado pelo fato de que as pessoas que haviam parado de fumar há mais de um ano têm perfil de saúde mental similar aos do que nunca fumaram. Em conclusão, parar de fumar pode ser um dos caminhos para combater a ansiedade.

Outra pesquisa conduzida pelo mesmo grupo em 2014 mostrou que pelo menos um terço dos fumantes do Reino Unido afirmam que não conseguem parar de fumar por conta da crença de que o cigarro ajuda a aliviar o estresse.

Para ver a pesquisa completa, clique AQUI.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet