Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

Gestores culturais participam de audiência com foco na legislação

Produtores e gestores culturais da região Norte de Mato Grosso participaram de audiências públicas com o secretário estadual de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) Leandro Carvalho, ao longo desta semana. O objetivo principal dos encontros foi a apresentação das mudanças na legislação relacionadas ao “CPF da Cultura”, que abrange o Conselho, Plano e o Fundo Estadual de Fomento à Cultura.

As audiências públicas aconteceram em Sinop, na quarta-feira (22.04) e Sorriso na quinta (23.04) e contaram com a participação popular de todos os municípios da região. Também foram promovidas reuniões com autoridades municipais e gestores culturais em Lucas do Rio Verde, na sexta-feira, Nova Mutum, no sábado e Tangará da Serra, neste domingo. Nesses encontros, além das adequações a legislação, teve a apresentação de projetos e levantamento de demandas culturais da região.

Leandro Carvalho ressaltou a importância do contato direto com produtores e gestores culturais e autoridades locais, que incentivam a cultura regional. “Para realizar políticas públicas é importante esse diálogo com a sociedade. A construção deve ser em conjunto e com transparência, enfrentando os problemas com planejamento estratégico, conhecendo os projetos bem sucedidos, ouvindo pessoas da sociedade e convidando pessoas a opinar”.

O secretário chamou a atenção para o site www.participacaosocial.mt.gov.br, que foi desenvolvido pelo governo do estado para garantir que a sociedade tenha acesso e possa se envolver diretamente nos projetos e legislação estadual, podendo dar opinião e sugestões em cima dos artigos. A página traz um calendário com as audiências públicas que estão previstas no estado e dá a oportunidade de comentar sobre temas discutidos naquelas que estão em andamento ou encerradas.

Em Lucas do Rio Verde, Leandro Carvalho conheceu pontos como o Parque Cultural que oferece aulas de dança, artes plásticas e música para crianças e a ONG Flor do Cerrado e aproveitou para conversar com artistas locais e conhecer projetos desenvolvidos no município. O prefeito Adão Brizola aprovou a iniciativa. “Nasce uma nova esperança de que as coisas vão melhorar na cultura local. É essencial esta aproximação do secretário com os artistas da região e ele veio aqui mais para escutar do que para propor, o que é muito importante Torço para que o governo Taques se aproxime dos municípios cada vez mais”.

Audiências Públicas - A primeira cidade a realizar audiência pública para discutir as mudanças no ‘CPF da Cultura’ foi Nova Xavantina, no dia 13 de abril, que abrangeu 19 municípios do Araguaia, com a participação de 200 pessoas e nove prefeitos da região. A próxima cidade a sediar o encontro será Cuiabá, no dia 6 de maio. Também haverá audiências públicas em Rondonópolis, Campo Novo do Parecis e Cáceres.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet