Olhar Conceito

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

Na primeira capital do Estado

Governador participa de festa em Vila Bela e anuncia construção de congódromo

Foto: José Medeiros/GCom-MT

Governador participa de festa em Vila Bela e anuncia construção de congódromo
O governador Pedro Taques visitou o município de Vila Bela da Santíssima Trindade  e anunciou que, no dia 15 de agosto será aberto o processo de licitação para a construção do congódromo do município. O chefe do Executivo participou das celebrações em homenagem ao Divino Espírito Santo e São Benedito que acontecem no município.

A Dança do Congo representa a resistência dos negros que continuaram na região após a transferência da capital do Estado para Cuiabá, em 1835. É a dramatização de uma luta simbólica travada entre dois reinados africanos. O Embaixador de um reino pede ao Rei do Congo a mão de sua filha em casamento. O Rei rejeita o pedido por desconfiar que o Embaixador iria trair o reinado após o casamento e tomaria o poder. É declarada a guerra, encenada por meio das coreografias. Roupas coloridas como mantos, coroas, bastões e espadas ornamentados fazem parte do figurino tradicional e também homenageiam os santos louvados.

Segundo Taques, nestes primeiros seis meses de gestão, o governo através das economias que foram realizadas, conseguiu cerca de R$ 2,4 milhões para a realização da obra. “Quero agradecer ao povo de Vila Bela da Santíssima Trindade e as associações de irmandade por não deixarem morrer essa festa e por manterem a religiosidade do povo mato-grossense”, disse.

Taques argumentou que a obra faz parte de um grande sonho da população e destacou que é obrigação do poder público incentivar o fomento ao turismo e também a cultura do Estado. Além da construção do congódromo, o governador anunciou que o Estado vai trabalhar para reformar a Casa dos Capitães Generais, que abrigou a sede do governo local, no período em que Vila Bela da Santíssima Trindade foi a capital de Mato Grosso.

O governador garantiu que a sede da administração estadual será transferida para o município durante o dia 19 de março de 2016, quando o município completará 264 anos de fundação. Na data, Taques e todos os secretários de Estado despacharão do município. “Vamos despachar daqui e atender aos prefeitos das cidades vizinhas, é uma formar de valorizar e de demonstrar o respeito a nossa história”, afirmou.

A Catedral da cidade também receberá benfeitorias do Governo do Estado. Taques afirmou que o Executivo já trabalha para alocar recursos para a obra de cobertura do patrimônio. O governador foi acompanhado do secretário adjunto de Turismo, Luiz Carlos Nigro e do secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Leandro Carvalho, que afirmou ser importante esta valorização das tradições de Vila Bela. "A história do município é também a história de Mato Grosso, uma história muito forte de luta, de preservação das raízes e do espírito de coletividade”.

O presidente da Associação das Tradicionais Irmandades de Vila Bela, Nazário Frazão de Almeida, gostou do anúncio da licitação. “Vila Bela é reconhecida pelo seu potencial turístico e sua grandiosidade dentro da história de Mato Grosso e isso precisa ser preservado. Ficamos felizes com a presença do governador Taques e do secretário Leandro, que vieram ver a celebração de perto e entender um pouco mais sobre essa manifestação centenária e a nossa luta para mantê-la viva”.

A Festa

A Festança em Vila Bela da Santíssima Trindade começou no dia 15 de julho e vai até o dia 26 com uma extensa programação que inclui rezas, missas, levantamento de mastro, música e dança. Já ocorre há mais de dois séculos e é dividida em duas partes. A primeira é a preparação, que inclui reza, folia e levantamento de mastro. A segunda é a comemoração, com missa, almoço, jantar e apresentações culturais.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet