Olhar Conceito

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

dia mundial de prevenção ao sucídio

Grito de socorro: 200 mil ligam por dia para o CVV com intenções suicidas

Foto: Reprodução

Grito de socorro: 200 mil ligam por dia para o CVV com intenções suicidas
O dia mundial de prevenção ao suicídio acontece nesta quinta-feira (10), e junto a ele chegam os pedidos de socorro silenciosos. Causado por diversas doenças psicológicas e psiquiátricas, e muitas vezes esquecido e escondido pela sociedade em geral, ele acontece a cada 40 segundos em algum lugar do mundo e é uma das principais causas de morte do ser humano.

Leia mais:
'Setembro amarelo' estimula prevenção do suicídio por meio da conversa sobre o tema
Campanha 'Viver vale a pena' busca falar sobre suicídio e auto-ajuda nesta quinta-feira

Apesar da impressão de que tem aumentado nos últimos anos, de acordo com o psiquiatra Dr. Antônio Carlos de Carvalho Reiners, o suicídio sempre esteve presente na história. No entanto, antigamente os diagnósticos não eram bem feitos, e muitos casos não chegavam ao conhecimento da mídia e da população em geral.

Para a psicóloga Mayara de Arruda e Silva, a questão é atual: “Vivemos em uma sociedade que cultua desde muito cedo a ideia de sucesso e a felicidade na vida e parece haver um modelo ideal para tudo isso; estudar muito, se formar, ter sucesso profissional, constituir uma família, ter um bom poder aquisitivo etc. Então a pessoa ouve muito criança que tem essa “obrigação” de ser feliz e passa a olhar os erros e frustrações com vergonha e consequentemente com tristeza. E como ser triste em um lugar que não lhe é permitido tal coisa?”

Essa tristeza, frustração e vergonha pode levar a uma das doenças que mais mata na atualidade: a depressão. Atualmente são 350 milhões de pessoas com depressão no mundo, e esta não é a única doença que pode levar ao ponto de tirar a própria vida.

Dr. Antônio Carlos conta que doenças como transtornos afetivos bipolares podem levar à morte: “No transtorno bipolar, o que acontece é que a pessoa fica em estado de euforia, achando que pode tudo, e aí quando ela toma remédio e volta à realidade, fica difícil de encará-la”, explica o psiquiatra.

Mayara ainda acrescenta outras patologias perigosas, como a esquizofrenia e o alcoolismo, mas lembra que o mais importante é falar sobre os comportamentos que agravam a situação: “Há um grande leque de possibilidades que podem influenciar, a questão é estar atento e aberto ao diálogo com a pessoa, pois cada um se expressa de uma forma diferente”.

O CVV

A presença da família e o apoio são essenciais. Mais que isso, é necessário quebrar o tabu e falar sobre o assunto. Em entrevista ao Olhar Conceito, o presidente nacional do CVV (Centro de Valorização da Vida), Robert Paris, afirmou que a organização atende, por dia, de 150 a 200 mil pessoas que tem a intenção de se matar:

“Nós sabemos da eficiência do trabalho do CVV principalmente porque recebemos as respostas. Em datas comemorativas como natal e ano novo, quando os plantões aumentam, muita gente liga e fala que só está viva ainda por causa da conversa que teve conosco”, afirma.

Segundo o presidente, por ano são um milhão de ligações e 40 mil atendimentos via chat. O CVV ainda disponibiliza a conversa por voip (como se fosse um skype, somente com voz), por email e por cartas (estas, principalmente para os reeducandos do sistema prisional).

Apesar de o telefone ainda ser o principal meio de comunicação, a comunicação via chat vem crescendo exponencialmente, assim como o número de jovens que tem intenção de se matar: “70% das pessoas que conversam via chat tem até 30 anos de idade, e 40% deles comunica a intenção suicida”, afirma Robert. Nas ligações, são 5% que falam desta intenção.

O aumento do número de jovens com distúrbios psiquiátricos é uma realidade. De acordo com um estudo apresentado pelo Núcleo de Intervenção em Crise e Prevenção do Suicídio do Instituto de Psicologia (IP) da Universidade de Brasília (UnB) em agosto de 2006, pelo menos 1/3 dos jovens brasileiros já pensaram em se matar e um em cada 10 já fez uma tentativa.

Outra parcela vulnerável são os homens. A psicóloga Mayara afirma que eles têm as maiores porcentagens de casos suicidas: “Acredito que todo o preconceito ao redor da depressão como a ideia de que “é frescura” somado a uma ideia muito forte de que “homem não pode demonstrar fraqueza” faz com que essa população procure menos ajuda, justificando assim a maior porcentagem”, afirma.

Apesar do crescimento, Robert afirma que os idosos ainda são os que mais se suicidam. Como não há explicação, é difícil achar uma resposta para o porquê da morte, mas muitos idosos praticam o que chamado ‘suicídio passivo’, como explica o psiquiatra Antônio Carlos:

“Principalmente quando perdem algum companheiro com quem viveram muitos anos, ou quando não vêem mais razão para viver. Eles vão parando de comer, até ficarem fracos e pegarem alguma infecção”, conta.

Falar é a solução

Seja qual for a causa, e seja ela clara ou não, o consenso que se chega é que o mais importante é falar sobre o assunto. Robert, presidente do CVV, afirma que a maior parte dos suicidas deu algum sinal antes de sua morte: “Muitas vezes são sinais confusos, mas é essencial que a família perceba e ajude, não ache que é besteira”.

Reforçando este assunto, o Governo de Mato Grosso fez uma publicação na tarde desta quinta-feira (10) no Facebook, em que dizia ‘Nada não, deixa pra lá’. Ao clicar em editado, no entanto, a mensagem real aparece:

“Preocupe-se com o silêncio de quem fala assim. Pode ser algo sério. Até mesmo sintomas de depressão de suicídio.

Existem maneiras de ajudar pessoas em risco. Hoje, Dia Mundial do de Prevenção ao Suicídio, nós alertamos sobre esse mal que leva à morte um brasileiro a cada 45 minutos.

O suicídio tem prevenção em mais de 90% dos casos. E uma das ações que ajudam muito é permitindo que a pessoa expresse seus sentimentos e encorajando-a a procurar ajuda profissional.

Para disseminar ainda mais essa mensagem, foi criado o #SetembroAmarelo. Uma ideia simples, assim como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, que visa sensibilizar a população sobre os riscos da depressão e do suicídio.

Lembre-se: para qualquer momento, o CVV está disponível. Basta ligar 141 ou acessar o chat: http://www.cvv.org.br/site/chat”


A ação já aconteceu recentemente quando famosas como Preta Gil, Bela Gil e Debora Secco publicaram mensagens escondidas para alertar sobre violência doméstica. (Veja AQUI

Ação

Para alertar sobre o suicídio e sua prevenção, o CVV organizou nesta quinta-feira (10) uma pedalada que vai sair às 19h30 da Arena Pantanal com paradas no Sesc Arsenal, Praça Popular e Praça da Mandioca. Durante todo o mês de setembro, ainda, realiza-se o ‘Setembro Amarelo’ para alertar a população sobre a prevenção deste mal, que é considerado um problema de saúde pública.

Em Cuiabá, o CVV atende 24h pelos telefones 141 (Cuiabá e Várzea Grande) ou (65) 3321-4111 (interior). Eles fazem também atendimento pessoal na Rua Comandante Costa, 296, das 8h às 18h.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet