Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Ícones Cuiabanos

De Mato Grosso para o Mundo

Grupo "Flor Ribeirinha" embarca para apresentações na França nesta quinta

Foto: Reprodução / Secom MT

Grupo Flor Ribeirinha

Grupo Flor Ribeirinha

O Grupo de Dança “Flor Ribeirinha”, após arrecadar dinheiro por meio da apresentação de diversos artistas cuiabanos, embarca para a França nesta quinta-feira (3) para participar do Festival Mundial de Folclore, representando o Brasil.

Leia mais: Para ajudar grupo Flor Ribeirinha ir para a França, artistas regionais preparam espetáculo conjunto
Exposição faz homenagem ao grupo de siriri "Flor Ribeirinha"

No país, o grupo se apresenta em diferentes festivais nas cidades de Etain, Chambery e Kayserberg. Além disso, realizam um espetáculo na noite brasileira do Festival de Ambert. Nestes festivais, participam também grupos da Europa, Ásia e África.

A dirigente do grupo, Domingas Leonor, explicou que o espetáculo que vão apresentar mostra as culturas indígena, africana e europeia, além da origem do cururu e do siriri. O destaque é para a vida ribeirinha e a religiosidade do povo mato-grossense, com o objetivo de preservar as raízes da cultura popular e mostrá-las para o mundo.

O Grupo Flor Ribeirinha

O grupo “Flor Riberinha” nasceu em julho de 1993, em São Gonçalo Beira Rio, em Cuiabá.

A comunidade, que foi fundada no século XVIII está presente no ritmo e nos passos de dança do grupo. O Flor Ribeirinha trabalha a dança típica mato-grossense, que reflete o multiculturalismo brasileiro formado por índios, negros, portugueses e espanhóis e é realizada há mais de 200 anos.

Em suas apresentações o grupo manifesta, numa coreografia variada, melodias alegres e letras que têm como tema a vida ribeirinha e as tradições religiosas.

A música é marcada pela batida da viola de cocho, do mocho e do ganzá. O siriri é dançado e cantado por homens e mulheres em fila ou roda, formada por pares que cantam e batem palmas ao ritmo rápido e forte da música.

O coro é próprio da música ameríndia, com clara influência da música serena e melodiosa repleta de sentimento religioso dos colonizadores. O ritmo marcado por instrumentos de percussão é herança da música africana.

Apresentações


O “Flor Ribeirinha” foi idealizado para preservar, promover e divulgar a cultura popular e o bom desenvolvimento artístico da juventude. Com isso, o grupo busca preservar o siriri, cururu e rasqueado (importantes manifestações culturais de Mato Grosso), levando para outros países a Cultura Popular Brasileira.

O Flor Ribeirinha tem mais de 20 anos de existência, e já participou de todos os festivais de Siriri em Mato Grosso.
Ano passado, o grupo foi convidado para se apresentar no Festival de Dança de Santa Catarina, na cidade de Joinville. Participou também em Minas Gerais, na cidade histórica de Ouro Preto, do Encontro Nacional de Danças populares.

Em seguida, o grupo se apresentou no evento “Goal to Brazil”, em Lima no Peru. Em novembro foi convidado para apresentar o siriri em Assunción, no Paraguay.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet