Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Artes Cênicas

de mato grosso

Grupo "Flor Ribeirinha" faz sucesso na França e conta como foi a experiência

Foto: Reprodução / Secom MT

Grupo
O grupo de Siriri Flor Ribeirida, da comunidade São Gonçalo Beira Rio acaba de voltar da França, onde participou do Festival Mundial de Folclore nas cidades de Etain, Chambery, Kaysersberg e Ambert.

Leia mais: Grupo "Flor Ribeirinha" embarca para apresentações na França nesta quinta

Na cidade de Ambert, o grupo apresentou-se com vários ritmos, e mostrou a beleza do Siriri Mato-Grossense. A dirigente do grupo, Domingos Leonor, contou que a viagem proporcionou o encontro do Flor Ribeirinha com grupos de folclore de diversos países. Além disso, explicou que o grupo de Mato Grosso foi recebido muito bem pelo público de todas as cidades que passou, e muito aplaudido também. A imprensa local falou sobre a cultura popular retratada pelo siriri, com ritmo contagiante e roupas coloridas.

O Flor Ribeirinha recebeu várias homenagens dos organizadores do Festival Mundial de Folclore. Além disso, ganhou medalhas de honra ao mérito em Chambery e condecorações em outras cidades. O grupo deixou de presente às autoridades francesas algumas violas de cocho.

Para o dançarino Jeferson Guimarães, o que mais marcou na turnê foi a receptividade do povo francês. Ele contou que um dos coordenadores do Festival Mundial se surpreendeu com a apresentação do Flor Ribeirinha “Ele disse que o Brasil tem como símbolo o futebol e o carnaval, e mostrou muito mais que isso, uma cultura genuína, dinâmica e de grande expressão”.

O grupo Flor Ribeirinha foi para a França a convite da Federação Brasileira de Artes Populares, para representar o Brasil, ao lado de outras delegações da Europa, Ásia e África, sendo o grupo mato-grossense o único representante do continente americano.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet