Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Artes Cênicas

Teatro MT

Grupo de teatro de Mato Grosso ganha 5 categorias de festival mundial na Argentina

Foto: Assessoria

Grupo de teatro de Mato Grosso ganha 5 categorias de festival mundial na Argentina
A Companhia Revelação de Teatro, do Departamento de Cultura de Campo Novo do Parecis-MT, participou da 7ª edição do Festival Mundial de Teatro Adolescente, na Argentina, representando o Brasil, juntamente com apenas mais um grupo. Com o espetáculo “O beijo da Lua e da Vitória Régia”, o grupo venceu em cinco categorias.

Leia mais:
City Tour 'sombrio' é proposta do 'Passeio Noturno', peça itinerante que começa em Cuiabá nesta quinta
Terceira edição do 'Vem pra Arena' terá programação dedicada às crianças

Realizado entre os dias 6 e 12 de outubro, o festival reuniu 22 grupos se apresentando em Buenos Aires, capital da Argentina. Na disputa, o grupo mato-grossense levou a melhor em seis categorias: melhor direção, melhor figurino, melhor cenário, melhor maquiagem e melhor atriz para Raissa Del Barco.

A instrutora de teatro pelo Departamento de Cultura e Diretora da Cia Revelação de Teatro, Francislaine Almeida, fala da felicidade quando foi uma das 22 companhias selecionadas, dentre as 82 que enviaram propostas para participar do evento. “O resultado da seleção desse Festival veio para nos mostrar que estamos no caminho certo, trabalhando as artes cênicas de maneira a desenvolver cada vez mais o profissionalismo”, conta.

Escrito por Wanderson Lana, autor mato-grossense de Primavera do Leste-MT, o espetáculo teve sua primeira montagem dirigida pela atriz Raíssa Del Barco, em 2012. Em 2013 ela passa a ser dirigida pela diretora da Cia Francislaine Almeida.

Mais informações sobre a Cia. Revelação de Teatro na página do facebook AQUI e sobre o festival AQUI.

A Cia Revelação de Teatro

Fruto das Oficinas de Teatro do Centro Cultural Paresí, administrado pelo Departamento de Cultura, a Cia esta em atividade desde 2002 e com elenco de atores com idade entre 15 e 22 anos.

Tem em seu currículo uma vasta lista de premiações e participações em várias cidades do Estado de Mato Grosso e do Brasil, como no Festival de Teatro de Curitiba (Fringe), um dos maiores da América Latina.

No hall de espetáculo da Cia destacam-se: Os saltimbancos, O pequeno príncipe, Divas no Divã, Parangolé, O beijo da Lua e da Vitória régia e O Circo, que já foi apresentado para mais de 800 pessoas.

A Cia Revelação tem preparado as turminhas de base sendo elas o grupo Revelação Teen, que é destinada para o público infanto-juvenil, e o Revelação Kids, para as crianças a partir de seis anos de idade, resultado das Oficinas de Teatro ofertadas gratuitamente pelo Departamento de Cultura.

Sobre Wanderson Lana

Wanderson Alex Moreira de Lana, mais conhecido apenas como Wanderson Lana, é ator, direto e dramaturgo, natural de Poxoréu, Mato Grosso. É graduado em História pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e mestrando em Estudos de Cultura Contemporânea.

Escreveu mais de 20 textos que são montados e premiados em festivais estaduais e nacionais, um livro com cinco dos textos montados para infância e juventude, “Teatro Wanderson Lana”, e um livro de literatura, “O Homem do Coração Azul e as Coisas que ele Escreveu”.

Já recebeu os principais prêmios de Dramaturgia do Estado e foi premiado no Festival Nacional de Goiânia. Destaca-se pelo seu trabalho de base que conta com mais de 350 crianças e jovens que possuem o desejo de conhecer um pouco mais da profissão.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet