Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cinema

Grupo diz que 'Sniper Americano' gera ameaças contra muçulmanos

 Filme recebeu seis indicações ao Oscar, incluindo melhor filme.
Organização disse eque seus membros se tornaram alvos de ameaças.

Uma organização de direitos civis árabe-americana pediu que o diretor de "Sniper Americano", Clint Eastwood, e o ator Bradley Cooper denunciem a linguagem de ódio direcionada aos árabes e muçulmanos norte-americanos após a estreia do filme de Hollywood sobre um atirador da marinha norte-americana.

O Comitê Árabe-Americano Anti-Discriminação (ADC, na sigla em inglês) disse em carta a Eastwood e Cooper que seus membros se tornaram alvos de "ameaças violentas" desde o início da semana passada, dias depois da estreia de "American Sniper".

O filme recebeu seis indicações ao Oscar, incluindo melhor filme, além de ser sucesso de bilheteria.

O ADC disse estar trabalhando com a polícia federal norte-americana (FBI) para avaliar as ameaças. A carta diz que Eastwood e Cooper, produtor e estrela do filme, podem dar credibilidade à mensagem de tolerância do comitê.

O filme conta a história de Chris Kyle, um membro da Marinha dos EUA que foi franco-atirador no Iraque. Kyle teve 160 mortes no Iraque, uma contagem que é considerada a maior da história militar dos EUA. Muitos acreditam que o filme limpa a representação de Kyle, que chamou os muçulmanos de "selvagens" em seu livro de memórias, e que o filme glorifica a guerra.

"É nossa opinião que vocês poderiam desempenhar um papel importante em nos ajudar a aliviar o perigo que estamos enfrentando", diz a carta, datada de 21 de janeiro. Uma cópia foi fornecida à Reuters no sábado.

Kyle foi morto a tiros por um veterano norte-americano descontente perto de sua casa no Texas, no início de 2013.

O presidente do ADC Samer Khalaf disse no sábado que não fazia sentido chamar um boicote para o filme, por conta de seu sucesso de bilheteria.

"As pessoas vão ver o filme. Se boicotarmos, só vai fazer com que as pessoas queiram vê-lo ainda mais", disse.

Em vez disso, o Comitê ADC baseado em Washington pediu que árabes e muçulmanos enviem mensagens consideradas como ameaças. Mais de 100 foram coletadas, todas nas redes sociais.

"É bom ver um filme onde os árabes são retratados pelo que eles realmente são - vermes escória com a intenção de nos destruir", afirma uma mensagem publicada no Twitter e coletada pelo ADC.

Nenhum incidente de violência física foi reportado desde a estreia do filme.

Khalaf, que não viu o filme, disse que comunicados públicos de Eastwood e Cooper, enviariam uma mensagem de que "árabes são americanos e muçulmanos são americanos".

Ele afirmou não ter recebido uma resposta de Eastwood ou Cooper. O porta-voz de ambos não respondeu pedidos de comentários sobre o assunto.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet