Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

tradição gastronômica

Há 23 anos em Cuiabá, 'Lanche do Assis' inova ao inserir hambúrguer caseiro em seu cardápio já variado

Foto: Naiara Leonor/ Olhar Conceito

Há 23 anos em Cuiabá, 'Lanche do Assis' inova ao inserir hambúrguer caseiro em seu cardápio já variado
A esquina da rua Castelo Branco com a 24 de Outubro, em Cuiabá, ganha vida a partir das 19h e um cheiro agradável ao estômago conquista os passantes desde a Isaac Póvoas. Os apreciadores de um bom “baguncinha” já conhecem o Seu Assis e não é de hoje. Francisco de Assis França, o Seu Assis, é o chef por trás dos lanches mais saborosos da Capital.

Leia mais:
Mercearia no bairro popular guarda relíquias e proprietário já foi escoteiro com Pedro Taques
Hoje é dia do hambúrguer! Conheça a história do lanche e saiba onde comemorar em Cuiabá

Seu Assis é potiguar, nascido em Natal, mas aos 29 anos escolheu Cuiabá como lar. Aqui na capital ele mantém seu trailer de lanches há 23 anos, tempo que lhe rendeu a habilidade e higiene no preparo dos alimentos. Ele lembra com orgulho de uma pesquisa realizada por alunos da Universidade Federal de Mato Grosso sobre a higiene das chapas de trailers de “baguncinha” da cidade, em que a sua foi eleita a mais limpa e higiênica.

A razão do título pode ser comprovada por todos os clientes que observarem Seu Assis em ação, já que ele não toca em nenhum dos alimentos e utiliza pegadores para manuseá-los. Assis ainda ressalta que todos os alimentos são de boa procedência e armazenados de forma correta para que o sabor e a qualidade se mantenham.





A esquina onde o “Lanche do Assis” está agora é o terceiro ponto dele na capital, ele já esteve em frente ao Colégio Liceu Cuiabano e em frente à loja da Vivo na Getúlio Vargas. Além das mudanças de ponto, Seu Assis já chegou a mudar de Estado também, três vezes, mas viu que Cuiabá é realmente sua casa.

“Fui pra lá porque recebi propostas de emprego bom, mas percebi que não é isso que eu quero. Meu negócio é fazer lanche e por isso voltei. Eu sei que voltei pra Natal por algumas vezes achando que lá ia dar certo, mas descobri que vou ser feliz é aqui”, contou Seu Assis.

Em Cuiabá Seus Assis se casou e teve seus dois filhos, mas não esquece as lembranças da terra natal. Saudosista ele lembra do mar, da brisa e dos pés de jambo. “Sinto falta de acordar e ver o mar, eu morava muito perto do mar e comia bastante frutos do mar, aqui isso é mais difícil. As frutas também são diferentes, lá tem bastante jambo”.

Apesar da saudade, Assis reconhece o valor da capital mato-grossense e da hospitalidade do povo cuiabano que o acolheu. “Cuiabá me recebeu muito bem, não tenho do que reclamar. Aqui quem se dedica no trabalho consegue retorno, as pessoas reconhecem o meu trabalho, lá em Natal não”.

E o “Lanche do Assis” é democrático, tem para todos os gostos. Cachorro Quente, Paulistinha, X-bagunça, além da novidade do “hambúrguer caseiro”. Com a moda dos hambúrgueres gourmet’s Assis resolveu fazer o seu, ele conta que a qualidade é bem superior ao industrializado, mas não revela o tempero especial. “Não posso contar se não o cliente não vem comer né”, brinca.

Quem prova o lanche do Seu Assis sempre volta, ele confessa que tem clientes que frequentam seu trailer há muitos anos, clientes amigos. “Os filhos que vinham com os pais antes, agora já trazem os próprios filhos aqui. Tenho um cliente que sai lá da região do Coxipó e vem aqui para o centro para comer meu lanche.”

Mesmo vendendo cerca de 80 lanches por noite, Assis não pensa em aumentar o trailer ou abrir filial, gosta de preparar ele mesmo os sanduíches. “Eu sou só um, não dá para aumentar e continuar a mesma coisa”.



Quem quiser provar os lanches do Seu Assis e aproveitar o dia do hambúrguer é só passar na esquina da rua Castelo Branco com a 24 de outubro, entre domingo e sexta-feira, das 19h à meia noite.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet