Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

ajude também!

Hemocentro passa por crise e precisa de doações de sangue; Saiba mais

Foto: Reprodução

Hemocentro passa por crise e precisa de doações de sangue; Saiba mais
Para aqueles que querem fazer uma boa ação, esta semana o ônibus do MT Hemocentro estará em um ponto bastante movimentado de Cuiabá. Na quinta-feira (25), das 10h às 16h, quem quiser doar sangue poderá fazê-lo com facilidade no estacionamento do Pantanal Shopping.

Leia mais: Terceira edição do Univag Solidário traz atendimento gratuito para pessoas carentes

“O objetivo da ação é promover a manutenção dos estoques de bolsa de sangue do Estado, já que o Hemocentro passar por uma crise e precisa repor urgentemente seu estoque se sangue, comprometido pelo problema no gerador da sede”, explicou a assessoria. 

A recomendação para quem vai doar sangue é sentir-se bem e saudável. A pessoa deve apresentar um documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional, comprovando ter entre 16 e 69 anos, e peso igual ou superior a 51 quilos. Os candidatos à doação com idades entre 16 e 17 anos devem estar acompanhados por um responsável e a coleta deve ser autorizada por ele.

Para o dia da doação é recomendado que o doador esteja bem alimentado, evitando alimentos gordurosos quatro horas antes do procedimento. É importante fazer um repouso mínimo de seis horas na noite anterior à doação, não ingirir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores e evitar fumar por pelo menos duas horas após a doação.

O procedimento é orientado e acompanhado por profissionais de saúde capacitados e experientes, e todo o material utilizado na coleta é descartável. Doar sangue não faz mal à saúde, não afina nem engrossa o sangue, não engorda nem emagrece e não vicia. O organismo somente repõe (e rapidamente, entre dois e três dias) a quantidade de sangue doada, não fabricando a mais nem menos do que o ser humano necessita.
 
Ao doar sangue, são realizados gratuitamente os exames: tipo sanguíneo e fator RH; Hepatites B e C; HIV; Sífilis; Doença de Chagas; e HTLV I e II.

Doar sangue no Hemocentro

Para aqueles que quiserem doar sangue em outras datas, o MT Hemocentro também recebe doações durante a semana. Para mais informações:

Endereço: Rua 13 Junho, 105 Porto CEP 78005-100. Cuiabá/MT
Telefone/Fax: (65) 3623-0044
E-mail: hemo@ses.mt.gov.br

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet