Olhar Conceito

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Turismo

em cuiabá

Horto Florestal: Conheça mais sobre o refúgio que comemora 75 anos nessa semana

Foto: Reprodução

Horto Florestal: Conheça mais sobre o refúgio que comemora 75 anos nessa semana
O Horto Florestal Municipal Tote Garcia, localizado às margens do Rio Coxipó, comemorou nesta segunda-feira, 22, seus 75 anos de fundação, mas muitas pessoas em Cuiabá não conhecem sua história, ou mesmo seu presente.

Leia mais: Jaguar Eco Lodge oferece passeio de observação de onças no Pantanal mato-grossense; Veja fotos

Em quatro de fevereiro de 1953 o Horto foi criado na zona sul de Cuiabá. Limitado pelas avenidas Fernando Correa da Costa e Beira Rio e pela rua Antonio Dorileo, e localizado na Rua Balneário São João, o local tem área aproximada de 15 hectares e já teve outras denominações, como Parque Florestal Municipal e Parque Zoobotânico.

Antes pertencente à Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento e à Secretaria de Obras e Serviços e à de Serviços Urbanos, o Horto é hoje vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, e por isso é área pública destinada ao desenvolvimento de pesquisas, produção de mudas para arborização da cidade, trabalhos de educação ambiental e também lazer da população.

No local pode ser encontrado um viveiro de mudas, onde são produzidas inúmeras espécies em quantidades suficientes para atender à demanda da comunidade em geral. Além disso, estão no horto o centro de convivência (auditório) e o bosque (área florestal com predominância de espécies nativas, onde os objetos são a proteção do solo), que é habitat para a fauna, produção de sementes, lazer e educação ambiental.

Flora

A vegetação predominante no Horto Florestal é de mata ciliar, com espécies como gurupiá, sarã, ingá e angico-branco. Ainda existem algumas espécies que ficaram do cerrado, e ao lado da vegetação natural foram colocadas árvores exóticas. Da vegetação natural, alguns exemplos são o pinheiro, a seringueira, o ipê e o eucalipto.

Neste aniversário de 75 anos, a organização do Horto lembraram também o dia da árvore (21 de setembro) e recebeu cerca de 270 crianças com atividades como oficina de compostagem, plantio de hortaliças, trilhas ecológicas e exibição de vídeos.

Horário de Funcionamento

O Horto Florestal Tote Garcia abre de segunda a sexta, das 7h às 17h. Para agendar uma visita com excursão ou levar turma de escolas, deve ligar pelo número (65) 3313-3158. O Horto está localizado na Rua Ivan Rodrigues Araes, no Bairro Coxipó da Ponte.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet