Olhar Conceito

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Literatura

o poder da literatura

I Feira do Livro de Mato Grosso promete lançamentos e interação entre público e autores

Foto: Rai Reis

Cuiabá: tradição e modernidade de Rais Reis

Cuiabá: tradição e modernidade de Rais Reis

Um livro pode contar uma história, desvendar um segredo, revelar um novo mundo, mas, de alguma forma irá te tocar e te mudar. Para incitar este poder da literatura, acontece em Cuiabá a I Feira do Livro de Mato Grosso, a partir de quinta-feira (21) a sábado (23) no estacionamento do Shopping Pantanal. Lançamentos de livros, palestras, entre outras atividades irão atrair o público para esta iniciativa.

Mato Grosso brilha na Semana da Cultura Latino-Americana em Nova Iorque com Figueiredo, Albues e Espíndola
Academia Mato-grossense de Letras recebe prefeito Mauro Mendes para firmar parceria

Um dos envolvidos na realização da Feira do Livro é o editor Ramon Carlini da Editora TantaTinta Carlini & Caniato, que ressalta a importância e a expectativa para abrir ao público novas possibilidades literárias. “Já houveram outras Feiras mas esta é a primeira de Mato Grosso, e graças ao apoio e incentivo da Secretaria Estadual de Cultura (SEC)”, explicou.

Mesmo com todo o trabalho para colocar de pé uma feira literária, Carlini já defende a continuidade e a ampliação da Feira do Livro. “Com parcerias de editoras iremos doar livros para as crianças que vierem à Feira, e queremos que o poder público faça esta distribuição de vale-livro para professores e alunos”, disse.

Carlini parafraseia Milton Nascimento “o artista deve ir aonde o povo vai”, e acrescenta que é importante levar uma Feira de Livros para dentro do shopping center, onde os leitores estão.

A promessa da Feira do Livro é o lançamento de novas obras de autores já renomados, que estarão presentes para conversar com os leitores. O fotógrafo de Cuiabá, Rai Reis irá lançar “Cuiabá: tradição e modernidade”, em que pelas lentes e pelo afeto que possui com a cidade, registra as mudanças dos novos tempos em contraste com o histórico. Ruelas que remetem aos idos de 1776, aos tempos de garimpo, enquanto crescem as construções, os edifícios. Ainda assim, a cidade permanece misteriosa e pretende se revelar pelo olhar cuidadoso de Rai Reis.

“Sertão de Sangue” do autor Romulo Nétto é o segundo volume da trilogia Faroeste Sertanejo, em que Zé das Mortes é contratado por um coronel para matar 13 pessoas, e durante sua saga de carnificina, começa a se questionar os meandros da vingança alheia, ao qual como instrumento, dá cabo dos infortúnios do coronel, mas a que preço?

Romulo também é autor dos livros “Cidades, Ciudades”, “Transitoriedade, Palavra” e “É proibido ler”, entre outros. É formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB).

Santiago Villela Marques é autor do livro “Selvagem” que também será lançado durante a Feira do Livro e trata da complexidade de se viver em uma civilização barbarizada, com toques de “Metamorfose” de Franz Kafka, Villela promete adentrar em um submundo inverso, em que bicho se descobre humano, e com isto se descobre um mundo ‘drummondiano’, o homem diante de suas limitações, o ‘eu’ tão menor que o mundo.

Além deste lançamento também é autor do livros de poesia “Primeiro”, “Outro” e “Três tigres trêfegos”, e os de contos “Correspondências” e “Ângulo Bi”. Villela também é formado por Jornalismo pela Cásper Líbero.

Confira a programação da Feira do Livro:

Dia 21 / 11 – Quinta-feira
14h – PALCO CENTRAL – Palesta e autógrafos – Livro “Cabelo Ruim? A história de três meninas aprendendo a se aceitar” - autora Neusa Baptista Pinto. Com oficina de tranças com Catende.
16h – AUDITÓRIO – Aula de História de Mato Grosso com a professora/autora do Livro “História de Mato Grosso – Ensino Médio e Concursos” – Else Cavalcante.

Dia 22 / 11 – Sexta-feira
10h – AUDITÓRIO – Palestra – Livro “Sinais de Chegadas” autor Odenir Pinto de Oliveira. "Sinais de Chegadas" relata, de forma romanceada, o dia a dia de uma equipe de funcionários governamentais designada, no começo da década de 1970, para fazer contato pacífico com os chamados “índios gigantes”, na amazônia brasileira.
Baseada em fatos vivenciados pelo autor como parte desta equipe, a obra narra a trama que se delineia entre uma violenta política desenvolvimentista, em plena ditadura militar, e a vida de um povo indígena até então sem contato com o homem branco, que se tornou vítima de um tenebroso crime, pelo fato de suas aldeias estarem localizadas exatamente no curso de uma rodovia que cortou o coração do seu território.
Sinais de Chegadas é inquietante, porque é impossível sossegar-se diante da brutalidade dos fatos narrados.

18h – PALCO CENTRAL - Lançamento do livro “Selvagem” autor Santiago Villela Marques.

20h – ESTANDE DA EDITORA – Lançamento do livro “Cuiabá: tradição e modernidade” autor Rai Reis.

Dia 23 / 11 – Sábado
15h – ESTANDE DA EDITORA – Tarde de autógrafos dos livros “Conhecendo a Fauna do Pantanal de A a Z”; “Bichonário do Pantanal” das autoras Iraci C. Romagnolli Dias e Teresinha Helena da S. Ferreira e “Bichos Gente Ambiente” da autora Iraci C. Romagnolli Dias.

18h – PALCO CENTRAL – Lançamento do livro “Sertão de Sangue” do autor Romulo Nétto.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet