Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Turismo

Circuito Tela Verde

Ibama leva projeto de preservação ambiental e extrativismo sustentável para interior do Estado

Foto: Eduardo Aigner/MDA

Ibama leva projeto de preservação ambiental e extrativismo sustentável para interior do Estado
Uma ação do Ibama em Mato Grosso levou conhecimento sobre preservação ambiental para muitos municípios do Estado nesse mês de dezembro. Com o projeto “Circuito Tela Verde”, várias comunidades e cidade do interior, como Cáceres e Porto Estrela aprenderam a aproveitar os recursos da natureza sem degradá-la.

Leia mais:
Mato Grosso retomou obras de infraestrutura, iniciou construções e investiu em divulgação turística em 2015
Cartomante cuiabana prevê que Dilma não cai e agronegócio será beneficiado em 2016

Realizando uma série de exibições de vídeos do Circuito Tela Verde (CTV) do Ministério do Meio Ambiente, o Núcleo de Educação Ambiental do Ibama (NEA/MT) foi até a escola Municipal Paulo Freire, no Projeto Assentamento Paiol, em Cáceres (220 km de Cuiabá), para debater vídeos sobre extrativismo sustentável da Cagaita e da castanha “Baru” do cerrado. O objetivo é mostrar as possibilidades de ampliação de renda na pequena propriedade rural, com a melhoria das pastagens no sistema silvipastoril, que integra lavoura, pastagens florestas e criação de animais.

Também foram exibidos vídeos que mostram a importância da conservação das Áreas de Preservação Permanente (APPs) do estado que soma 52% do território, para manutenção do ciclo da água, além de mostrar técnicas de aproveitamento de água de chuva.

A Estação Ecológica Serra das Araras, no município de Porto Estrela (240 km de Cuiabá), também recebeu o Projeto, que foi realizado em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e com a Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat).

Em três exibições, alunos e professores de escolas da comunidade do entorno da unidade de conservação federal tiveram a oportunidade de assistir aos vídeos, debater os assuntos e ter u ma aula de campo com os instrutores, onde puderam conhecer de perto e aprender sobre os múltiplos usos de diversas plantas da região.

O analista ambiental do Ibama, Jean Carlo Figueira, que realizou exibições dos vídeos nas Terras Indígenas Pareci e Utiariti, em Tangará da Serra, Campo Novo dos Parecis e em comunidades de assentados do Incra, nos municípios de Cotriguaçu e Nova Bandeirantes, no Nortão de Mato Grosso, afirma que “o audiovisual é uma ótima ferramenta pedagógica, pois alcança todos os públicos, alfabetizados ou não, de crianças aos idosos”.

O NEA/MT deixou em cada escola, além de cópia dos vídeos exibidos, um CD com uma seleção de dezenas de apostilas em PDF, que também estão disponíveis na internet, sobre assuntos de interesse da agricultura familiar: Agroecologia, agroindústria, associativismo, sistemas agroflorestais (SAFs), aproveitamento de frutas nativas, produção de mudas nativas, aproveitamento de água de chuva, ecoturismo, boas práticas na produção de alimentos etc.

O Circuito Tela Verde/MMA, já está no 6º ano de mostra de produções audiovisuais independentes, divididos em temas como: água e energia, agricultura familiar, comunidades tradicionais, ocupação urbana, resíduos sólidos, responsabilidade socioambiental e unidades de conservação. Em fevereiro de 2016 o MMA deve divulgar a seleção dos vídeos para a 7º CTV.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet