Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cinema

Cine Sesc Arsenal

Imagens em Pauta encerra a programação de 2014 com o filme “A memória que me contam”

Foto: Reprodução

Imagens em Pauta encerra a programação de 2014 com o filme “A memória que me contam”
Depois de um ano com extensa programação e grande variedade cinematográfica, o projeto Imagens em Pauta encerra 2014 com o filme “A memória que me contam” (2013. 100 minutos), de Lúcia Murat. O longa será exibido nesta terça-feira (25), às 19h, no Cine Sesc Arsenal.

Leia mais: Imagens em Pauta coloca a ditadura militar em discussão com o filme "Hoje"

A história começa quando a ex-guerrilhera Ana (Simone Spoladore), ícone do movimento de esquerda, é o último elo entre um grupo de amigos que resistiu à ditadura militar no Brasil. Com a iminente morte da amiga, eles se reencontram na sala de espera de um hospital. Entre eles está Irene (Irene Ravache), uma diretora de cinema que sente-se perdida diante da morte da amiga e que precisa ainda lidar com a inesperada prisão de Paolo (Franco Nero), seu marido, acusado de ter matado duas pessoas em um atentado terrorista ocorrido décadas atrás na Itália.

O roteiro foi buscar na realidade a personagem Ana. Seu perfil é inspirado em Vera Sílvia Magalhães (1948 - 2007), amiga da cineasta Lúcia Murat, cujas ações ousadas desnortearam durante anos as forças do regime militar. Vera foi a única mulher no grupo que sequestrou o embaixador americano Charles Burke Elbrick para obter a libertação de presos políticos. Capturada pelo regime, foi torturada e, posteriormente, teve que lidar com as múltiplas sequelas da violência de que foi vítima.

Homenageada da 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul (atração no Cine Sesc Arsenal na semana passada), a carioca Lúcia Murat é uma das poucas cineastas brasileiras que estiveram profundamente envolvidas com os movimentos políticos de resistência ao golpe. Presa em 1971, levou suas experiências com a tortura e o encarceramento para as telas na carreira que viria a desenvolver após o fim da ditadura, em filmes como Que Bom Te Ver Viva (1989), Quase Dois Irmãos (2004) e Uma longa viagem (2011).

De acordo com a assessoria da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o filme encerra o oitavo ano de exibições do “Imagens em Pauta”, projeto realizado pelo Sesc Mato Grosso em parceria com a Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência, Cineclube Coxiponés e Departamento de Comunicação Social da UFMT.

Nesse ano, o projeto teve curadoria de Diego Baraldi e Thais Peruare, e contou com a colaboração criativa de Wellinton Nascimento, Maurício Rodrigues, Rafael Rosa da Silva e Johnny Nunes. Foram exibidos 32 filmes entre os meses de março a novembro, em sessões semanais, sempre seguidas de bate-papo com o público.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet