Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cinema

As aventuras de Antoine Doinel

Imagens em pauta: Antoine Doniel começa a vida adulta como detetive em “Beijos roubados”

Foto: Reprodução

Imagens em pauta: Antoine Doniel começa a vida adulta como detetive em “Beijos roubados”
Para aqueles que estão cansados dos cinemas tradicionais de Cuiabá, toda terça-feira o Imagens em Pauta oferece uma opção para o público. A série de filmes sobre Antoine Doniel começou em sua infância, passou pela adolescência e agora chega na vida adulta com “Beijos roubados”.

Leia mais: Imagens em Pauta exibe curta-metragem “Antoine e Collete” e convida público para discussão

O filme será exibido nesta terça-feira (22), às 19h, no cinema do Sesc Arsenal. A história começa quando, expulso do exército, Antoine Doinel está em busca de emprego. Ele consegue uma vaga como balconista de hotel, mas é demitido após permitir que um detetive entre em um quarto ocupado. Ele acaba levando Antoine para a agência de detetives e ao trabalhar em um caso, Antoine acaba se apaixonando por Fabienne, a mulher de seu cliente.

Em abril, o Imagens em Pauta exibe “As aventuras de Antoine Doinel”, série que acompanha a vida do personagem homônimo, da infância à vida adulta. Sempre interpretado por Jean-Pierre Léaud (ator que tornou-se célebre pelas colaborações com Truffaut), vemos Doinel na passagem à adolescência em “Os incompreendidos” (1959), na juventude em “Antoine e Colette” (1962) e “Beijos Roubados” (1968) e vivendo os dilemas da vida adulta em “Domicílio Conjugal (1970) e “O amor em fuga” (1979).

Os filmes são dirigidos por François Tuffaut (1932-1984), expoente da Nouvelle Vague francesa. Considerado um dos grandes ícones da história do cinema, em quase 25 anos de carreira como diretor Truffaut dirigiu 26 filmes, conseguindo, em quase toda sua trajetória, conciliar o reconhecimento de público e crítica. Além da direção cinematográfica, Truffaut também foi crítico de cinema, roteirista, produtor e ator.

Antoine Doinel é apontado como alter-ego de François Truffaut. O cineasta teve infância e adolescência bastante sofridas: nunca conheceu o pai biológico, foi rejeitado pela mãe e criado pelos avós maternos até os 10 anos. Ia mal na escola, até abandoná-la, quando começou a praticar pequenos furtos.

A essa altura, já era um apaixonado por cinema. Aos 14 anos, fundou um cineclube que não durou muito tempo, mas levou-o a conhecer o então já renomado crítico de cinema André Bazin. Bazin encantou-se com Truffaut e tornou-se tutor intelectual e espécie de pai adotivo do cineasta. Truffaut dedicou “Os incompreendidos” a Bazin, que faleceu um dia após o início das filmagens do longa. Como crítico e depois como cineasta, Truffaut revolucionou o cinema e seu legado continua a inspirar pessoas no mundo inteiro.

O filme integra programação do oitavo ano de exibições do “Imagens em Pauta”, projeto realizado pelo Sesc Mato Grosso em parceria com a Pró-reitoria de Cultura, Extensão & Vivência, Cineclube Coxiponés e Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet