Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

arte e filosofia

Importância da arte é tema de palestra em evento do Nova Acrópole neste sábado

Foto: Reprodução

Importância da arte é tema de palestra em evento do Nova Acrópole neste sábado
A quarta edição do Dia da Arte acontece neste sábado (28), na Nova Acrópole Cuiabá, a partir das 17h, com a palestra ‘Porque a arte é importante’ e diversas outras atrações. Buscando explicar o papel da arte na formação humana e como ela pode ajudar na elevação da consciência, a palestra vem provar que “A lei suprema da arte é a representação do belo”, como já disse Leonardo da Vinci.

Leia mais:
Taróloga cuiabana fala sobre seu trabalho e afirma que as cartas dão uma diretriz a ser seguida

Para isso, obras clássicas como “A Primavera” e “Nascimento de Vênus”, de Botticelli e “Escola de Atenas” de Sanzio serão analisadas sob o olhar da filosofia. O evento ainda conta com uma audição da ópera Flauta Mágica de Mozart e uma visita guiada à exposição “Arte e Mitologia”.

“O momento é oportuno para discutirmos o valor da arte para o desenvolvimento individual e em sociedade. Houve momentos da história que às artes era dado um valor enorme, sendo parte da educação do ser humano. Platão considerava-a um elemento pedagógico importantíssimo”, afirma o diretor da Nova Acrópole Cuiabá, Roni Almeida, que vai palestrar durante o evento.

Almeida explica que a busca pela beleza é necessidade dos homens, por isso ela está presente no ambiente em que eles vivem até nas gentilezas diárias. E, sendo a arte a representação do belo, ela também é necessária. “É como se o belo que cada homem carrega dentro de si, reconhecesse o belo que há fora. A isso damos o nome de Arte, que é a expressão de uma ideia”, finaliza o diretor.

Serviço

Palestra: Porque a arte é importante
Sábado (28) às 17h
Local: Nova Acrópole Cuiabá; Rua Mané Garrincha, 82, Jardim Alvorada (Atrás do Hospital Universitário Júlio Muller)
Mais informações: (65) 9993 2221 ou no facebook.com.br/NovaAcropoleCuiaba.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet