Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Tecnologia

Impressora 3D 'Star Trek' teletransporta objetos de um aparelho a outro

Impressora 3D 'Star Trek' teletransporta objetos de um aparelho a outro
 Os filmes de ficção científica não parecem estar tão longe da realidade com a impressora 3D “Scotty”, projetada pela empresa Hasso Plattner. A tecnologia “teletransporta” objetos físicos entre uma máquina e outra, com funcionamento digno para o uso do personagem capitão Spock, no filme de ficção Star Trek. A transmissão demora cerca de 90 minutos e os objetos podem ser personalizados.

Para começar, vale destacar que essa impressora não é nenhuma invenção da USS Enterprise para integrar uma das naves espaciais da série. Mas pode chegar bem perto. A tecnologia é um dos pontos mais próximos do “teletransporte” atual e funciona ao mesmo tempo em duas Impressoras Scotty ligadas: na primeira é inserida o objeto que deseja enviar e a segunda recebe as informações. Na verdade, é uma “réplica” bem elaborada, que lembra um teletransporte, já que o objeto some da primeira impressora e aparece na segunda.

Basicamente, o sistema funciona por meio de camadas. Cada máquina Scotty é equipada com um sistema de análise fotográfica, que registra as informações pelo topo de cada “fatia” feita pelo moedor interno. Esses dados são enviados para a segunda máquina, que reproduz cada etapa na formulação do objeto em 3D, com mesmo formato, tamanho e material.

Depois que o mistério é revelado, é possível imaginar as mais interessantes funções para esse equipamento, como enviar presentes personalizados para os familiares, ou fazer surpresas divertidas para os amigos. Segundo os criadores, a ferramenta pode ser útil para quem comprou algum objeto em lojas online, como e-Bay, e não quer esperar o tempo de chegada pelo correio. Dessa forma, apenas o produto duplicado seria aproveitado pelo comprador, sendo a matriz destruída no processo de “transporte”. Ainda não há previsão para o início da comercialização da impressora “Scotty” nem chegada no mercado brasileiro.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet