Olhar Conceito

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Cinema

Imagens em Pauta

Ingmar Bergman: "Noites de Circo" é atração do Imagens em Pauta nesta terça-feira

Foto: Reprodução

Cena do filme

Cena do filme

O ciclo Ingmar Bergman, do Imagens em Pauta, exibe nesta terça-feira (14) o filme  “Noites de circo” (Gycklarnas afton, Ingmar Bergman, 1953, 92 min). A sessão será às 19h, no Cine Sesc Arsenal. Classificação indicativa: 18 anos.

Leia mais:
Depois de apresentar-se na França, grupo Flor Ribeirinha participará de festival na Itália

Em “Noites de circo”, uma decadente companhia circense se prepara para um novo espetáculo, no interior da Suécia. O diretor do circo, Albert (Åke Grönberg), vive uma relação infernal com sua jovem amante, Anna (Harriet Andersson). A situação piora quando ela se deixa seduzir por Frans (Hasse Ekman), um ator local.

O filme marca a primeira colaboração de Bergman com o diretor de fotografia Sven Nykvist, que trabalhou com o cineasta sueco em mais de uma dezena de filmes, tendo recebido o Oscar de Fotografia por Gritos e Sussurros (1972) e Fanny e Alexander (1983). Ainda que “Noites de circo” tenha sido a primeira parceria entre os dois, a dobradinha Bergman-Nykvist apenas se consolidou em “A fonte da donzela” (1963), estendendo-se a quase toda filmografia de Bergman a partir daí.

Considerado um dos mais importantes diretores do século XX, Ingmar Bergman é autor de clássicos como “O sétimo selo”, "Morangos silvestres" “Gritos e sussurros” e “Cenas de um casamento”. Bergman foi um dos fundadores da Academia Europeia de Cinema, em 1988. Premiado várias vezes nos Festivais de Berlim e Cannes, Bergman recebeu o Oscar de melhor filme estrangeiro três vezes (por “A fonte da donzela”, “Através de um espelho” e “Fanny & Alexander”).

Bergman iniciou sua carreira artística no teatro, no início da década de 1940. O realizador se distinguiu em várias ocasiões como diretor de peças teatrais de importantes autores, como Shakespeare e Strindberg. Na década de 1960, Bergman foi contratado como diretor do famoso Teatro Real de Artes Dramáticas da Suécia, o Dramaten.

Imagens em Pauta

O filme dá continuidade ao nono ano de exibições do “Imagens em Pauta”, projeto realizado pelo Sesc Mato Grosso em parceria com a Pró-Reitoria de Cultura, Extensão & Vivência, Cineclube Coxiponés e Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso. Cada sessão é iniciada com a apresentação do filme programado. Após exibição, os participantes conversam sobre o filme.

Em 2015, a programação do Imagens em Pauta se concentra na filmografia do sueco Ingmar Bergman (1918-2007), realizador obstinado que, além do cinema, dedicou-se intensamente às formas teatrais. Centrada em questões existenciais e na dificuldade encontrada pelas pessoas em se comunicar, a obra de Bergman inspirou e continua a inspirar cineastas, críticos e espectadores ao redor do mundo.
Sobre o filme

Próximo filme

De acordo com a assessoria, na próxima terça-feira, 21 de abril, não haverá sessão em virtude do feriado de Tiradentes. O Imagens em Pauta retorna com o Ciclo Bergman no dia 28 de abril com a exibição de “Sorrisos de uma noite de amor” (Sommarnattens leende, 1955, 108 min).

A programação do “Imagens em Pauta” é gratuita e direcionada aos curiosos e interessados em cinema. Endereço: Rua Treze de Junho, s/nº, bairro Porto (estacionamento com entrada pela rua lateral - gratuito para pessoas que participam das atividades culturais e recreativas da unidade, mas para tanto, é preciso carimbar o ticket de estacionamento).
More Sharing ServicesShare| Share on facebookShare on myspaceShare on googleShare on twitter
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet