Olhar Conceito

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

confira!

Instituições de Cuiabá têm programação especial para 13ª Semana Nacional de Museus

Foto: Reprodução

Instituições de Cuiabá têm programação especial para 13ª Semana Nacional de Museus
O Dia Internacional de Museus é comemorado em 18 de maio, e em todo o país acontece, a partir desta data, a 13ª Semana Nacional de Museus, até o dia 24 do mesmo mês. Em Mato Grosso, especificamente, foram programadas atividades em diversas instituições museológicas nas cidades de Alta Floresta, Campo Verde, Dom Aquino, Itiquira, Luciara e Rondonópolis, além da capital Cuiabá. Neste ano, o tema proposto pelo Conselho Internacional de Museus (Icom) é ‘Museus para uma Sociedade Sustentável’.

Leia mais:
Exposição fotográfica que tem água como tema central começa nesta quinta
Cineclube Inca exibe filmes de diretores mato-grossenses nesta quarta-feira

Museu de Arte de Mato Grosso

No Museu de Arte de Mato Grosso, a partir do dia 19 de maio (terça), a exposição Expressão Cuiabana mostra esculturas em argila de Alair Fogaça, que também vai ministrar uma oficina de argila no dia 22, para alunos de escolas públicas e privadas. Ao mesmo tempo, no museu, acontece a exposição fotográfica ‘Água de Viver’ (de 14 de maio a 14 de junho).

Museu Histórico

Já no Museu Histórico, às 19h do dia 19 de maio acontece a abertura da exposição Imagens Ambientais, do fotógrafo Valdeci. Vídeos e fotografias do Pantanal e do cerrado mato-grossense ficarão expostos até dia 23 de maio, de terça a sábado, das 14h às 21h. Ainda no mesmo local, ações educativas com visitas guiadas de estudantes ao acervo, atividades lúdicas e exibições de vídeos estão na programação.

Entre 20 e 22 de maio serão realizadas oficinas de reciclagem e artesanato no período da tarde, e o grupo de teatro Cena Onze fará performances no Museu Histórico entre os dias 21 e 23, das 17h às 21h. Ainda no dia 21, às 19h30, acontece um debate sobre sustentabilidade com Laercio Miranda e Marcio Ishizuka, e no dia 22 um sarau artístico-cultural encerra a programação especial.

Museu de Arte Sacra

Duas novas exposições temporárias, e três do acervo permanente estarão no MAS na semana dos museus. O espaço ainda vai oferecer oficinas e o lançamento de um livro, tudo buscando abordar a religiosidade com o tema Museu para uma Sociedade Sustentável.

Na exposição ‘Mandalas da Fé’, por exemplo, as artistas Enizete Gomes de Oliveira e Benedito Gomes de Souza trazem suas peças feitas com materiais recicláveis como CDs, vidros, objetos de alumínio e pedaços descartáveis de madeira. Os objetos trazem imagens da Sagrada Família, Nossa Senhora das Graças e da Guia, Santa Ceia e outras especificidades da religiosidade local.

Viviene Lozi, diretora executiva do museu, afirma que a exposição tem o objetivo de revelar que o MAS vai além de um espaço de conservação, e é também um local de experimentações artísticas. “O reaproveitamento de materiais que seriam descartados como lixo, contribuindo para a poluição, utilizados por artistas regionais na composição de suas peças é um exemplo de como a arte se manifesta diante dos novos desafios apresentados por esse mundo em transformação, demonstrando criatividade, responsabilidade social e ambiental, e muita inspiração”, ressalta.

A exposição Mandalas da Fé segue até o dia 24, assim como a exposição com fotografias de Viviene Lozi e Júlio Rocha, que registram as etapas de restauração do prédio do Seminário Nossa Senhora da Conceição.

Durante a Semana dos Museus tambem está em cartaz a exposição Antiga Catedral Senhor Bom Jesus de Cuiabá: uma Viagem ao Passado, que traz 20 reproduções fotográficas da antiga Catedral, objetos da parte construída e utilizada no interior da igreja. Em Ilustre Morador – Dom Francisco de Aquino Corrêa, o visitante poderá ver o dormitório que era de fato o antigo aposento de Dom Aquino.

Por fim, as exposições Rádio Difusora Bom Jesus de Cuiabá, Seminário Nossa Senhora da Conceição e Igreja de Nossa Senhora do Bom Despacho exibem fotos, vídeos e objetos usados no Antigo Seminário, na construção da Igreja e na rádio.

Entre os dias 19 e 24, das 9h às 17h, será realizada oficina de feitura de “anjinhos” com material reciclado. A atividade é educativa e exige agendamento prévio.

Já no dia 23, das 13h às 15h, uma oficina de Mini Mandalas é aberta ao público e explora a produção à base de materiais reciclados.

As atividades da Semana Nacional dos Museus também prevêem o lançamento do livro Poesia Necessária, no dia 22 de maio, às 9h. A obra fala sobre um projeto de incentivo à criação poética desenvolvido pelo poeta Antônio Sodré (in memorian) e Viviene Lozi, entre os anos de 2009 e 2011. O livro traz a compilação de todos os poemas escritos pelos alunos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet