Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Turismo

Reserva ecológica

Jaguar Eco Lodge oferece passeio de observação de onças no Pantanal mato-grossense; Veja fotos

Foto: Tony Barranco

Foto tirada durante o passeio

Foto tirada durante o passeio

Mato Grosso é um estado cheio de belezas naturais. O Pantanal, considerado pela UNESCO como Patrimônio Natural Mundial, está entre os mais belos biomas encontrados na região mato-grossense. Para aqueles que desejam visitar a área, há diversas opções de pousadas, passeios com guias turísticos e atividades para pesquisadores. Uma destas opções, que inclui observação de onças, é o Jaguar Eco Logde.

Leia mais: Cristalino Lodge: Conheça o paraíso amazônico escondido no norte de Mato Grosso

A pousada ecológica é a última ao longo da Transpantaneira antes do ponto final, que é o Porto Jofre. A Jaguar Eco Lodge está localizada no Km 110, área que favorece a partida para passeios de barco nos Rios Cuiabá, Piquiri, 3 irmãos, Rios Negrão e Negrinho, entre diversos corixos do Pantanal.



As acomodações do lodge são simples, mas confortáveis. São 14 quartos, nem todos com ar condicionado. Por conta de a pousada ser no meio do Pantanal, todas as camas vêm com mosquiteiro. No entanto, a especialidade do Jaguar são os diversos passeios e atividades na natureza. A maioria dos hóspedes ficam um mínimo de duas noite para poder aproveitar ao máximo.

Dentre as atividades desenvolvidas no Jaguar Eco Lodge, a mais procurada é o passeios de observação da vida selvagem, conhecido também como “safári de onças”. A atividade é feita em um barco e dura de 7 a 8 horas. O guia e proprietário da pousada, Eduardo Falcão, leva os hospedes de manhã cedo.



Como não há restaurantes ao longo do caminho, é necessário levar a comida. Com um pouco de sorte, os visitantes encontram onças. Um dia antes da entrevista ao Olhar Conceito, no domingo (21), Falcão avistou duas onças durante o passeio. Outros animais, como jacarés, capivaras, jaguatiricas e cobras também são algumas das ‘atrações’ do passeio. "Tem que ter em mente que nem sempre achamos as onças, elas não estão presas, circulam pela região. Mas quando vemos uma, é uma boa 'olhada'!", disse Falcão.

Para aqueles que são amantes da fotografia, os guias estão acostumados a orientar os fotógrafos, indicando desde o melhor ponto para se fotografar animais, desde a melhor luz durante o dia. Dentre outras atividades, estão a observação de pássaros, caminhadas guiadas e passeios de barco. Dependendo da época do ano, os hóspedes também podem solicitar acampamento e pescaria.



Sobre o Jaguar Eco Lodge

A Jaguar é uma reserva ecológica com 1.200 hectares fundada em 1999. A pousada é propriedade de uma família pantaneira local que tem como missão preservar a área. Todos os lucros do Lodge são revertidos na compra de mais terras para a reserva ecológica.

O lodge surgiu como uma alternativa à criação de gado. O proprietário, Eduardo Falcão, parou de criar gado há 20 anos e desde então conseguiu provar com a reserva que o ecoturismo pode ser uma alternativa sustentável e mais recompensadora. A reserva também é uma forma de gerar emprego para a população local.

Serviço

Site: Clique AQUI 
Facebook: Clique AQUI
Email: rejaguar@bol.com.br
Telefone: 65) 3646-9679/ (65) 9958-4306.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet