Notícias / TV

14/05/2013 - 09:45

Jô Soares veicula entrevista com cineasta mato-grossense nesta quarta-feira

De Barra do Garças - Ronaldo Couto

Foto: Tv Globo

Genito entrevistado por Jô Soares

Genito entrevistado por Jô Soares

A expectativa é grande em Barra do Garças onde mora o jovem cineasta Genito Santos, autor do documentário ‘Enigmas do Serra do Roncador. Nesta quarta-feira (15) irá ao ar na TV Globo a entrevista que ele gravou em abril no programa do Jô Soares. Por aproximadamente dez minutos, o produtor esteve frente a frente com o Jô falando sobre os mistérios do Roncador, como o sumiço do coronel inglês Percy Harrison Fawcett ocorrido em 1925. Vários fatos curiosos estão esmiuçados dentro do filme documentário que Genito fez. 

Cineasta de MT grava entrevista nesta terça no programa Jô Soares

O filme foi lançado em março deste ano e resgata a lenda sobre o sumiço do coronel inglês que sumiu em Mato Grosso quando estava à procura de uma cidade perdida. Jô Soares fez várias perguntas sobre o que realmente aconteceu com Fawcett e fez até uma pegadinha ao Genito onde perguntou qual era o verdadeiro motivo da visita do oficial inglês a Mato Grosso e Genito mostrou conhecimento. Ele explicou que Fawcett estava realizando um trabalho de topografia contratado pelo governo brasileiro.

O cineasta conta que Jô fez uma entrevista descontraída onde brincou sobre a lenda de que a Serra do Roncador ronca e o produtor ressaltou que essa lenda se deve os ventos nos paredões de rocha da serra que provocam um barulho como se fosse um ronco. Ele ainda falou sobre os poderes terapêuticos da serra.

Genito está começando a carreira como cineasta. Ele já produziu um documentário sobre Valdon Varjão e faz um programa de ecoturismo ‘Viver Aventuras’ onde mostrar os potenciais turísticos do Vale do Araguaia. Ele começou a carreira como artista plástico, pintando e depois passou a trabalhar com TV. O documentário ‘Enigmas da Serra do Roncador’ será lançado ainda, em Brasília e São Paulo. Ele já foi procurado também pela produção do programa Ana Maria Braga para falar sobre o filme.

A produção sobre os mistérios do Roncador é genuinamente mato-grossense com atores, figurinos e as gravações foram realizadas na trilha que Fawcett fez desde Cuiabá até as aldeias dos índios no Xingu. O documentário teve incentivo do governo do estado de Mato Grosso.

Essa será a segunda vez que Barra do Garças estará em destaque no programa do Jô Soares. Em 1998, o ex-senador e ex-prefeito Valdon Varjão concedeu entrevista de vinte minutos onde falou sobre o projeto de criação do discoporto para pouso de discos voadores em Barra do Garças.

O projeto inusitado de Varjão ganhou repercussão até mesmo mundial na época e foi citado durante uma reunião do G-8 das oito maiores potencias do mundo onde um repórter alemão perguntou ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso sobre aeródromo para discos voadores.

Varjão chegou a ser bombardeado em perguntas onde Jô tirava sarro na proposta, mas aos poucos, o ex-prefeito mostrou habilidade e foi conquistado o entrevistador. Num certo momento Jô passou a gostar da entrevista e Varjão fez sucesso. O ex-prefeito era escritor e historiador e publicou 27 livros falando sobre Barra.

Varjão morreu em 2008 e não viu o seu inusitado projeto ser implantado do discoporto. Existe apenas um estrutura simples no alto da serra que foi colocada pelo próprio Varjão e o novo prefeito de Barra, Roberto Farias, já disse que a vontade dele é fazer o discoporto que se tornou um atrativo turístico na cidade.

5 comentários

comentar
por Luzivett Bento dos Santos, em 16/05/2013 às 11:53
Parabêns meu amigo, voce merece, os portoalegrenses tambem tem muito orgulho de voce!!
por Jukley, em 15/05/2013 às 22:39
Parabéns Mano! Sempre acreditei no seu potencial e amigos desde nossa infância, não podia deixar de falar que você sempre foi um dos ícones em destaque no Vale do Araguaia, tanto nos seu trabalho de artista plástico, como na divulgação da nossa região, temos orgulho de você meu amigo!
por MAGNO GUILHERME, em 15/05/2013 às 07:17
LEGAL VO ASSISTI!
por RAIMUNDA COSTA, em 14/05/2013 às 18:18
Parabéns prima vai lá e mostra seu potencial que é enorme. Bjs e sucesso
por JAIME RODRIGUES NETTO, em 14/05/2013 às 15:29
Genito, pessoa querida dos barragarcenses, talentoso provou isso como artista plástico, em diversas obras que tem na Cidade de Barra do Garças e região, e descobre-se um excelente cineasta onde leva para o mundo suas criações e documentários do vale do Araguaia, ressaltando que esse Jovem é filho de General Carneiro-MT, onde tem revelado diversos talentos em diversas áreas. PARABÉNS MESTRE GENITO!
Sitevip Internet