Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

da nossa terra

Julia Mux: A fotógrafa de 19 anos que registra new born e partos em Cuiabá

Foto: Reprodução / Julia Mux

Aquiles

Aquiles

Há um ano e meio, Julia Mux, então com 18 anos, decidiu que teria a fotografia como profissão. Após algum tempo de autodidatismo, em que comprou uma câmera e aprendeu a fotografar, a garota se encantou por essa arte e se dedicou. Fez alguns cursos e trabalhou como freelancer em casamentos e outros tipos de festas. Em janeiro deste ano se especializou em fotografia de new-born, partos e crianças.

Leia mais: Um dos maiores pintores primitivistas do Brasil vem à Cuiabá buscar inspiração

“Minha irmã nasceu há pouco tempo e eu senti falta de ter esse momento registrado, porque na época eu ainda não tinha a técnica”, conta Julia, que se especializou na técnica por meio de cursos com Digachis, segundo ela, o pioneiro em fotografia new Born de Cuiabá.

Hoje em dia a garota também fotografa partos, e tem certa paixão pelo parto humanizado. “É um momento muito mágico, muito particular da família. Eu me sinto muito especial em registrar isso”, conta.

Para fazer parte desses momentos, no entanto, é importante o respeito e conexão com a família, mesmo nas fotos de new Born. Julia explica que as fotos de recém-nascidos devem ser feitas enquanto o bebê tem de 05 a 12 dias, porque é quando ele tem sono mais profundo. “E tem também as técnicas de costume. Se ele chupa chupeta normalmente, a mãe dá. Além disso, eu recomendo que não tenham muitas pessoas no local, apenas a família e eu, pois a criança capta os sentimentos de todos ao redor”, explica.

A fotógrafa tira fotos apenas na casa da família ou ambientes externos. Cada sessão dura em torno de seis horas. 



No caso do parto, Julia conta que a situação é um pouco mais complicada: “Eu sempre falo que você tem que ser invisível. As fotos não são escancadaras, e eu faço de tudo para preservar a privacidade da família. É comum usar técnicas de sombras também”.

A jovem fotógrafa pretende ficar em Cuiabá pelo menos por enquanto, já que vê aqui uma oportunidade de crescimento. “É tudo muito novo, não existe tanta concorrência”. Outro motivo é a faculdade de radialismo que ainda está em andamento, na Universidade Federal de Mato Grosso. Apesar de gostar do que estuda, Julia vê a faculdade como um hobby e pretende levar a fotografia para o resto da vida.

Serviço
Informações de contato: SITE
Telefone: (65) 9991-5388

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet