Olhar Conceito

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Literatura

Dr. Funéreo

Lançamento de livro de Eduardo Mahon reúne mais de 500 pessoas em festa cheia de novidades

Foto: Danilo Bezerra

Lançamento de livro de Eduardo Mahon reúne mais de 500 pessoas em festa cheia de novidades
A festa era exatamente o que tinha prometido ser: Uma mistura entre o moderno e o tradicional, entre fúnebre e o cômico, entre a balada e o coquetel. No centro das atenções, estava Eduardo Mahon, presidente da Academia Mato-Grossense de Letras (AML), recebendo os convidados e assinando seu mais novo livro: “Dr. Funéreo e outros contos de morte”.

Leia mais: Dialogando com a morte: Eduardo Mahon aposta no tema fúnebre para lançar novo livro
Emocionado, Eduardo Mahon apresenta seu livro "Nevralgias" ao público; Veja fotos

Pela decoração do ambiente, que costumava ter um ar austero, mas nesta noite ganhava leveza jovial, dava pra ver que a estrela da noite era Dr. Funéreo. Tudo lembrava a morte ou um funeral, mas de forma cômica: Todos os convidados estavam de preto, os garçons estavam com o rosto pintado com caveiras, os membros do cerimonial estavam com lábios pretos e maquiagem forte e o salão, iluminados por luzes pretas, tinha sofás e cortinas pretos, roxos e cinza.



A AML estava com outra cara, completamente jovem, extremamente moderna. No meio dos convidados, víamos jovens com menos de 25 anos prestigiando Dr. Funéreo e seu autor. Os convidados conversavam e comentavam em como a academia tinha outro ar, em como agora transmitia energia criativa para todos que ali passavam.

Uma das convidadas que faziam estas observações era a artista plástica Capucine Picicaroli, que, para a ocasião, havia pintado o rosto de caveira. “A Academia se renovou completamente. Antes não víamos festas assim, o salão vivo, cheio de pessoas. E um trabalho de restauração não só física, mas também de espírito”, disse.

O homenageado da noite, Eduardo Mahon, após assinar 500 cópias de seu novo livro, apresentava um sorriso no rosto, que mostrava orgulho pela sua obra, mas também por ver a academia viva, cheia de energia e gente. “ Eu estava esperando 150 pessoas, mas vieram muito mais que isso. Hoje nós vendemos metade da tiragem! Uma bela surpresa”, explicou Mahon.



Mas, ainda assim, o maior triunfo da noite, segundo ele, foi o fato de as pessoas terem orgulho de estar na academia de letras. “Quando uma pessoa tira uma foto sua na academia e posta nas redes sociais, isso é um sinal de que ela tem orgulho de estar aqui. Ela quer que as pessoas saibam que é na academia que ela está. E, dessa forma, mais pessoas virão nas próximas festas”, disse Mahon.

Vagas abertas para novos imortais


Mas a festa de lançamento do Dr. Funéreo tinha muito mais novidades sendo repassadas de lábio a lábio pelos salões da casa Barão de Melgaço. Uma destas novidades é que uma noiva eleição de novos membros da academia foi aberta.



Três cadeiras serão disputadas desta vez, sendo que os interessados em se inscrever deverão procurar Eduardo Mahon ou o secretário da AML, Fernando Tadeu.

Somente este ano, três novos imortais foram eleitos para fazer parte da nova história da academia, sendo eles Ivens Cuiabano Scaff, João Carlos Ferreira e Agnaldo Rodrigues da Silva. Atualmente, sete cadeiras estão vagas.

Sorteio de coleção de obras



No começo de maio deste ano, Mahon encontrou em salas abandonadas da AML cerca de seis mil livros, sendo alguns deles obras raríssimas, como é o caso de oito volumes de obras de Dom Aquino. Ele então os limpou, organizou e agora os distribui para professores, pesquisadores e formadores de opinião.

E para você que quer fazer parte desta tradição, o Olhar Conceito vai sortear uma coleção completa. Fique atento à Fan Page do Olhar Conceito, pois nos próximos dias anunciaremos quais volumes serão sorteados. Se você ainda não curtiu a fan Page, clique AQUI e fique por dentro do que acontece na cultura mato-grossense.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet