Olhar Conceito

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Artes visuais

Siriri e Cururu

Lançamento do livro de Rai Reis marca a saída de Janete Riva da secretaria de cultura

Foto: Divulgação

Lançamento do livro de Rai Reis marca a saída de Janete Riva da secretaria de cultura
O livro é um registro sociológico, mas ao mesmo tempo um registro cultural. A explosão de cores está em cada foto e também no título, pois apesar de seu cunho urbano, Rai Reis explora o Cururu e o Siriri de forma sensível, consolidando em cada imagem o relato oral que temos desta tradição de quase 200 anos.

Leia mais: Oficializada exoneração de Janete: família Riva deve focar eleição de Janaína
Aniversário de Cuiabá será marcado por ampla programação cultural; Confira

O lançamento da obra "Siriri e Cururu: explosão de ritmos e cores", além de homenagear esta tradição extremamente cuiabana poucos dias antes do aniversário de 295 anos da capital mato-grossense, também marca a saída de Janete Riva da Secretaria Estadual de Cultura.

"Com um olhar maduro sobre a cor, a forma e o instante exato em que as saias esvoaçam e os pés, em uníssono, batem no chão, o fotógrafo Rai Reis congela e perpetua momentos de intenso brilhar, em um sensível registro em seu novo livro”, disse Janete sobre o trabalho de Reis. E aproveitando-se da sensibilidade deste momento de expressão cultural, a secretaria oficializou sua saída da pasta às 16h desta sexta-feira (04).

"Agradeço a acolhida da classe cultural, da imprensa, da equipe de trabalho que esteve comigo, do terceiro setor e demais órgãos governamentais que compartilharam estes 15 meses de trabalho, compartilhamento e conhecimento junto comigo, que me ajudaram a descobrir a alma desta terra maravilhosa, a força cultural do povo mato-grossense, a abrangência criativa de nossos artistas", despediu-se Janete Riva.

Quem irá assumir a secretaria do lugar de Janete é o adjunto da pasta, o locutor Fabiano Prates. Dentre os motivos da saída de Riva, está a candidatura de sua filha, Janaína. Para saber mais, clique AQUI. 

"Siriri e Cururu: explosão de ritmos e cores"

Com fotos expressivas de Rai Reis e texto da jornalista Lidiane Barros, o livro "Siriri e Cururu: explosão de ritmos e cores", pode ser considerado não apenas um registro artístico, mas também sociológico. “O Rei queria que o livro fosse, além de tudo, uma fonte para futuros trabalhos, um registro histórico desta tradição que não tem muitas pesquisas oficiais, mas que é passada de geração para geração”, disse Lidiane.

"Inspirei-me na cultura regional porque sou da ‘terra’, faço uma pesquisa acompanhando o movimento cultural de cururu e siriri há cinco anos. Um estudo que não é encomendado e faço porque gosto, e a possibilidade de editar o livro foi graças a SEC-MT que entrou como parceira e acreditou no meu projeto que valoriza a cultura regional. O meu livro não prioriza apenas um grupo e sim vários e explica de modo básico e leve a origem da nossa dança tão singular", disse Rai Reis.

Lançamento de “Cuiabá”

Na segunda-feira (07), Rai Reis lança outro livro, publicado pela editora Carlini e Caniato: “Cuiabá” faz uma homenagem direta à capital mato-grossense. O evento será na Casa Barão de Melgaço, sede da Academia Mato-Grossense de Letras.

Data: Segunda (07)
Local: Academia Mato-grossense de Letras
Abertura 20:00hs
Entrada gratuita
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet