Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Música

Sonora Brasil

Lançamento do maior projeto de circulação musical no Brasil acontece nesta terça em Cuiabá

Foto: Stéfanie Medeiros

Edino Krieger e representados dos grupos participante do Sonora Brasil

Edino Krieger e representados dos grupos participante do Sonora Brasil

O projeto Sonora Brasil nasceu com o objetivo de levar a cultura brasileira para os cidadãos do país. Tem como meta mostrar as tradições de raízes, do interior e dos grandes centros, mas inegavelmente brasileiras, ao seu povo. Não visa grandes públicos, mas aposta na qualidade musical em apresentações que ficarão na lembrança dos que lá estiveram.

Leia mais: Tambores e Batuques: Maior projeto de circulação musical do Brasil terá abertura em Cuiabá

Em 2013, o Sonora Brasil trouxe à Cuiabá o projeto “Tambores e Batuques”, que busca a herança africana na música de comunidades quilombolas. São pessoas destas comunidades que rodam Brasil afora levando sua música, dança e costumes ao conhecimento de todos. Já este ano, explorando a outra vertente do projeto, Cuiabá recebe as Bienais de música brasileira contemporânea, homenageando o compositor Edino Krieger.


(Edino Krieger)

Mas em 2014, mais que receber o projeto, Cuiabá foi a capital escolhida para o lançamento do circuito 2014. Isto faz parte, segundo os organizadores, da descentralização do Sonora Brasil. É uma forma de levar a música brasileira às outras cidades fora do eixo Rio-São Paulo- Brasília. É a interiorização do Sonora, de fomra que se valorize outros pontos brasileiros.

O concerto de lançamento será realizado nesta terça-feira (15) com o grupo Raízes de Bolão e Quinteto de Brasília. A apresentação ocorre no teatro do Sesc Arsenal às 19h e a entrada é franca. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes de começar o concerto.

Nesta edição, o tema Tambores e Batuques irá para a região sudeste e sul do país, enquanto o “Edino Krieger e as bienais de música brasileira contemporânea” faz o circuito inverso. Participam do primeiro os grupos Raízes de Bolão, Samba de Cacete da Vacaria, Raózes do Samba de Tócos e Alabê Ôni. Compondo as bienais, estão o Quinteto de Brasília, Quarteto Belmonte, Octeto do Polyphonia Khoros e Duo Cancionâncias.

“A homenagem deste ano não é só para mim, mas para todos os compositores brasileiros que trabalharam nos 40 anos de bienais de musica contemporânea”, disse Edino Krieger. Segundo ele, esta é uma iniciativa única no Brasil, quiçá nas Américas e no mundo. “É um projeto enorme de circulação musical e que divulga dois aspectos distintos da cultura brasileira: a música contemporânea e também a de raiz, de origem africana”, disse.



Em sua 17ª edição, o circuito “Sonora Brasil - Formação de Ouvintes Musicais” fará 454 apresentações de oito grupos em 123 diferentes cidades. O Sonora Brasil tem a proposta de despertar um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão de música no país. Todas as apresentações são essencialmente acústicas, valorizando qualidade das obras e de seus intérpretes. Desde a sua primeira edição, em 1998, já passaram pelo projeto cerca de 70 grupos, em mais de 3.500 apresentações por todo o país, alcançando um público superior a 500 mil espectadores.

A cada dois anos, dois temas são desenvolvidos buscando aprofundar a relação do público com aspectos relevantes da música no país. Os conteúdos abordados são apresentados através de concertos e complementados com um catálogo distribuído ao público gratuitamente, com informações detalhadas sobre o tema e sobre os grupos participantes.

Concerto de Lançamento 

Data: 15/04/2014 - Horário: 19h - Local: Teatro | Sesc Arsenal
Entrada Franca - Ingressos distribuídos 01 hora antes do espetáculo.
Informações: (65) 3616-6901
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet